Benvindo ao NVDA!
O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um leitor de ecrã, livre e de código aberto, para o sistema operativo Microsoft Windows. As informações do programa são fornecidas através de voz sintética e/ou Braille e permitem, às pessoas com deficiência visual, em igualdade de custos com os restantes indivíduos, aceder ao computador, que está a executar o Windows. O NVDA é desenvolvido pela NV Access, com contribuições da comunidade.
O NVDA permite às pessoas com deficiência visual acederem e interagirem com o sistema operativo Windows e diversas aplicações.
As características principais são:
É importante que todos os indivíduos tenham o mesmo acesso às tecnologias, em qualquer parte do mundo, independentemente do idioma que falem. Para além do Inglês, o NVDA está traduzido em 54 idiomas, incluindo: Africânder, Albanês, Alemão, Alemão da Suiça, Amárico, Árabe, Aragonês, Birmanês, Búlgaro, Catalão, Checo, Chinês Tradicional e simplificado, Coreano, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Espanhol tradicional e da Colômbia, Finlandês, Francês, Galego, Grego, Georgiano, Hebraico, Holandês, Húngaro, Indiano, Irlandês, Islandês, Italiano, Japonês, Kanada, Lituano, macedónio, Mongol, Nepalês, Norueguês, Persa, Polaco, Português de Portugal, Português do Brasil, Punjabi, Quirguiz, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Tailandês, Tamil, Turco, Ucraniano e Vietnamita.
Além de fornecer as mensagens e interface em diversos idiomas, o NVDA também pode permitir ao utilizador a leitura em qualquer idioma, desde que tenha um sintetizador de voz, que o possa falar.
O NVDA inclui o eSpeak NG, um sintetizador de voz livre, de código aberto e multi-idioma.
Na secção Sintetizadores de Voz Suportados pode ser encontrada informação sobre os sintetizadores de voz suportados pelo NVDA.
Para os utilizadores que tenham uma linha Braille, o NVDA pode transmitir a informação em braille. Também é suportada a introdução de texto, através de um teclado Braille, usando a codificação normal ou abreviada. Para além disso, o NVDA, por padrão, detecta automaticamente várias linhas Braille. Veja, por favor, a secção Linhas Braille Suportadas para obter mais informações sobre terminais Braille compatíveis.
O NVDA suporta codificação Braille para diversos idiomas, incluindo codificação para Braille literário, abreviado e de computador.
NVDA copyright 2006-2022 Contribuidores do NVDA.
O NVDA está disponível ao abrigo do disposto na GNU General Public License (Versão 2), com duas excepções: As excepções estão definidas na documentação da license na secção "Non-GPL Components in Plugins and Drivers" and "Microsoft Distributable Code". O NVDA também inclui e usa componentes disponibilizados ao abrigo de diferentes licenças de código aberto e livre. É livre para partilhar ou alterar este software, da forma que pretender, desde que o NVDA esteja acompanhado pela respectiva licença e por todo o código-fonte modificado, que tem de estar disponível para quem o pretender. Isto aplica-se a todas as cópias, originais e modificadas, deste software, bem como a qualquer trabalho com ele relacionado.
Para mais detalhes, pode ver a licença completa. Para detalhes sobre as exceções, aceda o documento da licença no menu Ajuda do NVDA.
Se ainda não tem uma cópia do NVDA, pode descarregá-la da página web da NV Access.
Entre na secção "download" e encontrará o link para transferir a última versão do NVDA.
Ao executar o ficheiro descarregado, irá iniciar uma cópia temporária do NVDA. Será então questionado se deseja instalar o NVDA, criar uma cópia portátil ou apenas continuar a usar a cópia temporária.
Se planear usar sempre o NVDA no computador em que o está a executar agora, deverá escolher "instalar o NVDA". Isto permitir-lhe-á usufruir de funcionalidades adicionais como execução automática após iniciar sessão, leitura da janela de início de sessão e outras em ambiente seguro do Windows (o que não pode ser feito com cópias portáteis ou temporárias), bem como a criação automática de atalhos, no menu iniciar e no ambiente de trabalho. A partir da cópia instalada, terá a possibilidade de criar uma cópia portátil, em qualquer altura.
Se quer levar o NVDA consigo, numa pen USB ou noutro dispositivo que permita a escrita, então deverá escolher "criar uma cópia portátil". A cópia portátil é igualmente capaz de se instalar a si mesma, em qualquer computador, mais tarde. Porém, se deseja copiar o NVDA para um suporte apenas de leitura, como um CD, deverá copiar somente o pacote descarregado. A execução automática da versão portátil, a partir de dispositivos apenas de leitura, actualmente não é suportada.
Usar a cópia temporária do NVDA é também uma opção (por exemplo, com a finalidade de demonstração); contudo, iniciar sempre o NVDA deste modo poderá consumir bastante tempo.
Para além da impossibilidade de arrancar automaticamente com o Windows, as cópias portáteis e temporárias do NVDA têm também as seguintes restrições:
Se está a instalar o NVDA directamente do pacote descarregado, pressione o botão "instalar o NVDA". Se já fechou esse diálogo ou quer instalar a partir duma cópia portátil, por favor, seleccione "instalar o NVDA", que se encontra no submenu "ferramentas", do menu do NVDA.
O diálogo de instalação que aparece confirmará se deseja instalar o NVDA e dir-lhe-á igualmente se esta instalação actualizará uma instalação anterior. Pressionando o botão "Continuar" iniciará a instalação do NVDA. Existem também algumas opções, neste diálogo, que serão seguidamente explicadas. Uma vez a instalação concluída, aparecerá uma mensagem a indicar-lhe que a instalação foi bem sucedida. Pressionando OK, neste ponto, irá reiniciar a cópia instalada do NVDA.
Se tiver extras instalados, poderá haver um aviso de que os extras incompatíveis serão desativados. Antes de poder pressionar o botão "Continuar", terá de marcar a caixa de verificação para confirmar que sabe que esses extras serão desativados. Também haverá um botão para poder analisar os extras que serão desativados. Consulte a secção Extras incompatíveis para obter mais informações sobre este botão.
Esta opção permite-lhe que escolha se o NVDA deverá ou não iniciar, automaticamente, na janela de início de sessão do Windows, antes de escrever a palavra passe. Isto também engloba as janelas de controlo de acesso do utilizador (UAC) e outras em ambiente seguro. Por padrão, esta opção está activada em novas instalações.
Esta opção permite-lhe escolher se deverá, ou não, ser criado um atalho, no Ambiente de trabalho, para iniciar o NVDA. Caso este atalho seja criado, permitirá igualmente iniciar o NVDA, a qualquer momento, através da combinação de teclas Control+alt+n.
Esta opção permite-lhe escolher se o NVDA deverá ou não copiar a configuração da cópia em execução para a configuração do utilizador actual, para a cópia instalada do NVDA. Isto não implica a cópia das configurações para quaisquer outros utilizadores, nem para a configuração de sistema usada na janela de início de sessão e outras em ambiente seguro. Esta opção apenas está disponível ao instalar a partir duma cópia portátil, e não quando se executa directamente o pacote que é descarregado.
Se deseja criar uma cópia portátil, directamente do pacote descarregado, simplesmente pressione o botão "Criar Cópia Portátil". Se já fechou este diálogo ou está a executar uma cópia instalada do NVDA, escolha o item "Criar uma Cópia Portátil", no submenu "ferramentas", do menu do NVDA.
O diálogo que surge permite-lhe definir onde a cópia portátil deve ser criada. Poderá ser uma pasta no seu disco rígido, ou uma localização numa Pen USB ou outro dispositivo portátil. Existe igualmente uma opção para escolher se o NVDA deverá ou não copiar a configuração do utilizador actual para ser usada na cópia portátil a ser criada. Esta opção está apenas disponível, quando está a criar uma cópia portátil a partir duma cópia instalada; mas não quando o faz a partir do pacote que descarregou. Se pressionar "Continuar", criará a cópia portátil. Uma vez terminada a criação, aparecerá uma mensagem a informá-lo que a mesma foi bem sucedida. Pressione "OK", para sair deste diálogo.
Se tem o NVDA instalado no computador, então executar este leitor de ecrã é tão simples como pressionar control+alt+n, ou escolher o NVDA, a partir do submenu NVDA, que se encontra nos Programas do Menu Iniciar. Também pode escrever NVDA, no diálogo Executar, e pressionar Enter. Se o NVDA estiver em execução será reiniciado. Desta maneira pode incluir algumas opções de linha de comandos que permitem sair (-q), desactivar os extras (--disable-addons), etc.
Nas versões instaladas, o NVDA guarda as configurações na pasta appdata\roaming do utilizador actual, normalmente, "C:\Users\<utilizador>\AppData\Roaming". É possível alterar o local onde o NVDA armazena as configurações para a pasta appdata\local. Consulte a secção Parâmetros do sistema para mais detalhes.
Para executar a versão portátil, vá para a pasta onde descompactou o NVDA e pressione Enter ou efectue um duplo clique esquerdo, em "nvda.exe". Se outra versão do NVDA estiver em execução, ela será terminada antes da versão portátil ser iniciada.
Assim que o software é executado, ouvirá, primeiramente, um conjunto de tons ascendentes (a informá-lo que este está a ser carregado). Dependendo da rapidez do seu computador, ou se está a executar este leitor de ecrã através de um dispositivo USB ou de outro dispositivo mais lento, poderá demorar uns momentos para iniciar. Se o NVDA estiver a demorar um tempo maior que o previsto para iniciar, será anunciado: "A carregar o NVDA. Por favor, aguarde..."
Se não ouvir nada disto, ou escutar um som de erro do Windows, ou um conjunto de sons descendentes, quer dizer que o NVDA tem um erro e necessitará, possivelmente, de comunicar a falha aos programadores. Por favor, consulte as páginas on-line do NVDA, para saber como deve proceder.
Quando o NVDA for executado pela primeira vez, ser-lhe-á apresentado um diálogo que lhe fornecerá alguma informação básica sobre a tecla modificadora do NVDA e como aceder ao menu deste leitor de ecrã. O diálogo contém ainda uma caixa combinada e três caixas de verificação. Por favor, veja as secções seguintes, para mais informações sobre estes tópicos. na caixa combinada, poderá seleccionar qual o esquema de teclado a utilizar. A primeira caixa de verificação permite-lhe definir se o NVDA utiliza o CapsLock como uma tecla modificadora do NVDA. A segunda permite-lhe especificar se o NVDA deverá ser executado automaticamente, ao iniciar sessão no Windows; esta caixa de verificação só estará disponível em cópias instaladas do NVDA. E a terceira permite-lhe definir se este diálogo de boas vindas aparecerá sempre que o NVDA for iniciado.
A partir do NVDA 2018.3, o utilizador é questionado se permite que a NV Access recolha estatísticas de utilização do NVDA, para ajudar a melhorar o NVDA no futuro. Ao iniciar o NVDA pela primeira vez, aparecerá uma janela a perguntar se permite o envio de dados para a NV Access enquanto usa o NVDA. Pode ler mais sobre os dados recolhidos pela NV Access em "Permitir que o projeto do NVDA recolha estatísticas de utilização do NVDA". Nota: Ao escolher "Sim" ou "não", a opção será guardada e a janela nunca mais aparecerá, a menos que reinstale o NVDA. Contudo, pode, manualmente, activar ou desactivar o processo de recolha de dados na janela de configurações do NVDA, secção Geral. Para isso, marque ou desmarque a caixa de verificação "Permitir que o projeto do NVDA recolha estatísticas de utilização do NVDA".
A maioria dos comandos de teclado do NVDA consiste, normalmente, no pressionar da tecla modificadora do NVDA em conjunto com uma ou mais teclas. As principais excepções são, usando o esquema de teclado Desktop, os comandos de revisão do texto, que utilizam somente o bloco numérico.
O NVDA pode ser configurado para que, tanto o Insert do bloco numérico, o Insert do bloco intermédio, e a tecla Caps Lock, possam ser utilizados como teclas modificadoras do NVDA. Por padrão, tanto o Insert do bloco numérico como o Insert do bloco intermédio, são definidos como teclas modificadoras do NVDA.
Se pretender que uma das teclas modificadoras do NVDA actue com a sua função original (por exemplo, quando tiver definido o Caps Lock como uma tecla modificadora do NVDA e desejar activá-la com a sua função original), deverá pressionar a tecla duas vezes, em rápida sucessão.
Actualmente, o NVDA vem com dois conjuntos de comandos, conhecidos como Esquemas de teclado. O esquema Desktop, para computadores de secretária, e o esquema Laptop, para computadores portáteis. Por padrão, o NVDA está definido para utilizar o esquema de Computadores de Secretária, embora possa alternar para o esquema de Computador Portátil, na secção Teclado, que pode encontrar no diálogo de configurações aberto através do Menu NVDA, "Preferências", "Configurações".
O esquema de Desktop faz uso intensivo do bloco numérico (com o NumLock desligado). Embora a maioria dos computadores portáteis não tenham um bloco numérico físico, alguns conseguem simulá-lo, mantendo pressionada a tecla FN e pressionando as letras e números, na parte direita do teclado (7 8 9 u i o j k l etc.). Se o seu computador portátil não pode fazer isto, ou não lhe permite alternar para o NumLock desligado, deverá mudar para o esquema de computador portátil.
Se está a executar o NVDA num dispositivo com ecrã táctil (touch screen), que esteja a correr o Windows 8 ou superior, pode também controlar o NVDA, directamente por comandos no ecrã. Enquanto o NVDA estiver em execução, e se a Interacção táctil estiver activada, toda a entrada por toques será interceptada por ele. Portanto, as acções que podem ser realizadas normalmente sem o NVDA não irão funcionar. +%kc:beginInclude Para alternar o suporte à Interacção táctil pressione NVDA+control+alt+t. Também pode activar ou desactivar o Suporte à Interacção táctil a partir da secção Interacção táctil nas configurações do NVDA.
A acção mais básica que pode realizar, com o ecrã táctil, é anunciar o controlo ou texto em qualquer ponto do ecrã. Para fazê-lo, coloque um dedo em qualquer parte do ecrã. Pode também manter o dedo no ecrã e movê-lo, para ler outros controlos e texto, à medida que o dedo vai passando pelos vários objectos.
Quando os comandos do NVDA forem descritos, mais tarde neste manual, poderá ser listado um gesto de toque que pode ser usado para activar esse mesmo comando, através do ecrã táctil. Seguem-se algumas instruções de como efectuar os vários gestos de toque, necessários para realizar os comandos do NVDA com um ecrã táctil.
Toque rapidamente no ecrã com um ou mais dedos.
Tocar uma vez, com um dedo, é conhecido simplesmente como um toque. Tocar com dois dedos, ao mesmo tempo, é um toque de dois dedos, e assim, sucessivamente.
Se o mesmo toque é realizado, uma ou mais vezes, em rápida sucessão, o NVDA irá, por outro lado, reconhecer um gesto especial de toque múltiplo. Tocar duas vezes resultará num toque duplo. Tocar três vezes resultará num toque triplo, e assim, sucessivamente. É claro que estes gestos, de toque múltiplo, também reconhecem quantos dedos foram usados, o que permite ser possível ter gestos como um toque triplo de dois dedos, ou um toque quádruplo, etc.
Arraste rapidamente o seu dedo pelo ecrã.
Existem 4 gestos de varrimento possíveis, dependendo da direcção: varrer para a esquerda, varrer para a direita, varrer para cima, e varrer para baixo.
Tal como nos toques, pode ser usado mais que um dedo para realizar o gesto. Assim, gestos, como varrer para cima, com dois dedos, ou varrer, com quatro dedos, para a esquerda, são possíveis.
Como existem muito mais comandos do NVDA do que gestos de toque possíveis, o NVDA tem vários modos de toque, entre os quais pode alternar, tornando disponíveis certos subconjuntos de comandos. Os dois modos que existem, por agora, são o modo de texto e o modo de objectos. Certos comandos do NVDA, listados neste documento, poderão ter definido o modo de toque a que pertencem, indicado entre parêntesis, após o gesto de toque. Por exemplo: varrer para cima (modo de texto) significa que o comando será realizado, se varrer para cima, mas apenas enquanto estiver no modo de texto. Se o comando não tiver um modo associado, funcionará em qualquer deles.
Para alternar entre modos de toque, realize um toque com três dedos.
O teclado táctil é utilizado para escrever ou dar comandos, a partir dum ecrã táctil. Se estiver um campo de edição em foco, pode activar o teclado táctil com dois toques no ícone do mesmo na Área de notificações. Em tablets como o Microsoft Surface Pro, o teclado táctil está sempre disponível se o teclado físico não estiver ligado. Para sair do teclado táctil, dê dois toques no seu ícone ou saia do campo de edição.
Com o teclado táctil activo, para localizar as teclas, mova para o local onde ele costuma estar, ou seja, na parte inferior do ecrã, depois procure as letras deslizando um dedo pelo teclado. Após encontrar a tecla pretendida, para a pressionar, dê dois toques ou levante o dedo, consoante o que tiver seleccionado na secção Interacção táctil do diálogo "Configurações", do NVDA.
Muitos comandos de teclas e toque são mencionados no resto deste manual, mas uma forma fácil de explorá-los todos é activar a ajuda de entrada.
Para activar a ajuda de entrada, pressione NVDA+1. Para a desactivar, pressione novamente NVDA+1. Enquanto estiver na ajuda de entrada, pressionar qualquer tecla ou realizar qualquer gesto de toque, fará com que seja anunciada a sua acção e descrito o que faz, (se, de facto, fizer alguma coisa). Os comandos reais não serão executados, enquanto estiver no modo de ajuda de entrada.
O Menu do NVDA permite-lhe definir as configurações do leitor de ecrã, aceder à ajuda, guardar/restaurar a sua configuração, alterar os dicionários de voz, aceder a ferramentas adicionais e sair do NVDA.
Para aceder ao menu do NVDA, de qualquer lugar no Windows, enquanto executa o NVDA, pressione NVDA+n, ou realize um duplo toque com dois dedos, num ecrã táctil. Também pode aceder ao mesmo através da área de notificação do Windows. Basta clicar com o botão direito no ícone do NVDA que lá se encontra, ou mova-se para a área de notificação, com a tecla Windows+B, desloque-se com a Seta Abaixo, até ao ícone deste leitor de ecrã, e pressione a Tecla Aplicações que se encontra, na maioria dos teclados, antes do Control direito. Quando o menu surgir, pode usar as setas direccionais para navegar pelo mesmo e activar um item com a tecla Enter.
Nome | Comando de Teclado de Desktop | Comando de Teclado de Laptop | Toque | Descrição |
---|---|---|---|---|
Iniciar ou reiniciar o NVDA | Control+alt+n | Control+alt+n | none | Inicia ou reinicia o NVDA pelo ícone no Ambiente de trabalho, se este atalho do Windows for activado na instalação do NVDA. Este é um atalho do Windows, por isso não pode ser alterado no diálogo "Definir comandos" do NVDA. |
Parar a voz | Control | Control | Toque com dois dedos | Pára instantaneamente a voz |
Pausar a voz | shift | shift | nenhum | Pausa instantaneamente a voz. Se pressionar novamente, recomeçará a falar, desde onde parou (se a pausa for suportada pelo sintetizador actual) |
Menu do NVDA | NVDA+n | NVDA+n | Toque duplo com dois dedos | Mostra o Menu do NVDA, que lhe permite aceder às preferências, ferramentas, ajuda, etc. |
Alternar entre os Modos de Voz | NVDA+s | NVDA+s | nenhum | Alterna entre os modos de voz: falar, bips e desligado. |
Activar/desactivar o modo de ajuda de entrada | NVDA+1 | NVDA+1 | nenhum | Ao pressionar qualquer tecla neste modo, será anunciada a tecla e a descrição de qualquer comando do NVDA a ela associado |
Sair do NVDA | NVDA+q | NVDA+q | nenhum | Sai do NVDA |
Passar a próxima tecla directamente para a aplicação | NVDA+f2 | NVDA+f2 | nenhum | Indica ao NVDA para deixar passar a próxima tecla pressionada para a aplicação activa, mesmo que seja um comando do NVDA |
Alternar entre activar e desactivar o modo de suspensão numa aplicação | NVDA+shift+s | NVDA+shift+z | nenhum | O modo de suspensão desactiva todos os comandos do NVDA e a saída de voz/Braille, para a aplicação actual. Isto é muito útil em aplicações que fornecem voz ou características de leitores de ecrã. Pressione este comando novamente, para desactivar o modo de suspensão. |
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Anunciar a hora/data | NVDA+f12 | Ao pressionar uma vez, informa a hora actual; se pressionar duas vezes, anuncia a data |
Anunciar o estado da bateria | NVDA+shift+b | Anuncia o estado da bateria. Ex: quando a fonte de alimentação está em utilização ou a percentagem actual da bateria. |
Anunciar o texto na área de transferência | NVDA+c | Anuncia o texto que se encontra na área de transferência, caso exista. |
O NVDA permite-lhe explorar e navegar pelo sistema, de diversas formas, incluindo a interacção normal e a revisão.
Cada aplicação, e até o próprio sistema operativo, é constituída por diversos objectos. Um objecto é apenas um item, tal como um bloco de texto, botão, caixa de verificação, barra deslizante, lista ou campo editável de texto.
O foco do sistema, também conhecido simplesmente como foco, é o objecto que vai receber o que é pressionado no teclado. Por exemplo, se estiver a escrever num campo de texto editável, o campo de texto contém o foco.
A forma mais comum de navegar pelo Windows, com o NVDA, é simplesmente mover-se com os comandos de teclado padrão do Windows, tais como Tab e Shift+Tab, para se mover para a frente e para trás, entre controlos, pressionar Alt para aceder à barra de menus e utilizar as setas para navegar pelos menus e usar Alt+Tab para se mover entre aplicações em execução. Ao fazer isto, o NVDA transmitirá a informação sobre o objecto em foco, tal como o seu nome, tipo, valor, estado, descrição, atalho do teclado e informação da posição. Quando a funcionalidade "Realce visual" estiver ativada, a localização actual do foco do sistema também será anunciada visualmente.
Existem alguns comandos de teclado úteis quando se move com o foco do sistema:
Nome | Comando de Teclado de Desktop | Comando de Teclado de Laptop | Descrição |
---|---|---|---|
Anunciar o foco actual | NVDA+tab | NVDA+tab | Anuncia o objecto actual ou o controlo que tem o cursor do sistema. Ao pressionar duas vezes, soletrará a informação |
Anunciar o título | NVDA+t | NVDA+t | Anuncia o título da janela actualmente em execução. Ao pressionar duas vezes, soletrará a informação. Se pressionar três vezes, copiará a informação para a área de transferência |
Ler a janela activa | NVDA+b | NVDA+b | Lê todos os controlos da janela actualmente em execução (útil para diálogos) |
Anunciar a Barra de Estado | NVDA+end | NVDA+shift+end | Lê a Barra de Estado, se for encontrada. Se pressionar duas vezes soletra a informação. Se pressionar três vezes, copiará a informação para a área de transferência |
Quando o foco está sobre um objecto que permite a navegação e/ou a edição de texto, então o objecto está focado. Pode mover-se pelo texto, utilizando o cursor do sistema, também conhecido por cursor de edição.
Quando o foco está num objecto que tem o cursor do sistema, pode utilizar as setas, page up, page down, home, end, etc., para se mover pelo texto. Também pode alterar o texto, se o controlo permitir a edição. O NVDA anunciará, quando se mover por Caracter, palavra, linha e também informará se seleccionar ou desseleccionar texto.
O NVDA fornece os seguintes comandos, relativamente ao cursor do sistema:
Nome | Comando de Teclado de Desktop | Comando de Teclado de Laptop | Descrição | |
---|---|---|---|---|
Leitura Contínua | NVDA+Seta Abaixo | NVDA+a | Inicia a leitura, a partir da posição actual do cursor do sistema, movendo-o ao longo do texto, enquanto Lê | |
Ler a linha actual | NVDA+Seta Acima | NVDA+l | Lê a linha onde o cursor do sistema está posicionado actualmente. Ao pressionar duas vezes, soletra a linha. Ao pressionar três vezes, é soletrado com o alfabeto rádio internacional. | |
Ler o texto actualmente seleccionado | NVDA+Shift+Seta Acima | NVDA+shift+s | Lê qualquer texto seleccionado actualmente | |
Anuncia as informações de formatação do texto | NVDA+f | NVDA+f | Anuncia as informações de formatação do texto onde o cursor de inserção está localizado. Se pressionar duas vezes mostra a informação numa janela em modo de navegação | |
Anuncia a posição do cursor do sistema | NVDA+Delete (ponto) do teclado numérico | NVDA+delete | none | Anuncia a informação sobre a posição do texto ou objecto na posição do cursor do sistema. Por exemplo, pode incluir a percentagem no documento, a distância da borda da página ou a posição exacta no ecrã. Pressionando duas vezes pode fornecer mais informações. |
Frase seguinte | alt+Seta Abaixo | alt+Seta Abaixo | Move o cursor para a frase seguinte e anuncia-a. (Suportado apenas no Microsoft Word) | |
Frase anterior | alt+Seta Acima | alt+Seta Acima | Move o cursor para a frase anterior e anuncia-a. (Suportado apenas no Microsoft Word) |
Quando estiver numa tabela, os seguintes comandos de teclado também estarão disponíveis:
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Mover para a coluna anterior | Ctrl+Alt+Seta Esquerda | Move o cursor do sistema para a coluna anterior (permanecendo na mesma linha) |
Mover para a coluna seguinte | Ctrl+Alt+Seta Direita | Move o cursor do sistema para a próxima coluna (permanecendo na mesma linha) |
Mover para a linha anterior | Ctrl+Alt+Seta Acima | Move o cursor do sistema para a linha anterior (permanecendo na mesma coluna) |
Mover para a linha seguinte | Ctrl+Alt+Seta Abaixo | Move o cursor do sistema para a linha seguinte (permanecendo na mesma coluna) |
Por norma, trabalhará com aplicações que usam comandos que movem o foco e o cursor. Contudo, poderá querer explorar algumas vezes a aplicação actual ou o sistema operativo, sem mover o foco ou o cursor. Também poderá querer trabalhar com objectos que não podem ser acedidos normalmente através do teclado. Para estes casos, pode usar a navegação por objectos.
A navegação por objectos permite-lhe mover-se entre objectos e obter informações sobre objectos individuais. Quando se move para um objecto, o NVDA apresenta-o de maneira semelhante à forma como dá a informação do foco do sistema. Para rever todo o texto, tal como aparece no ecrã, pode usar a revisão de ecrã.
Em vez de ter que se deslocar para trás e para a frente, entre cada objecto no sistema, os objectos estão organizados hierarquicamente. Isto significa que se deve mover para dentro de alguns objectos, para aceder aos objectos que eles contêm. Por exemplo, uma lista contém itens de lista, assim, deve mover-se para dentro da lista, a fim de aceder aos itens respectivos. Se se tiver movido para um item de lista, ao navegar para o seguinte e para o anterior, fará com que circule entre os itens dessa lista. Ao deslocar-se para o objecto que contém um item de lista, fará com que regresse à lista. Pode então mover-se para fora da lista, se pretender aceder a outros objectos. De forma similar, uma barra de ferramentas contém controlos; portanto deve mover-se para dentro da mesma, para aceder aos controlos da barra de ferramentas.
O objecto que está a ser revisto actualmente denomina-se "objecto de navegação". Após navegar para um objecto, pode rever o seu conteúdo com os comandos de revisão de texto. Quando a funcionalidade "Realce visual" estiver ativada, a localização actual do foco do sistema também será anunciada visualmente. Por padrão, a navegação de objectos acompanha o foco do sistema, embora este comportamento possa ser activado e desactivado.
Nota: O Braille seguir o objecto de navegação pode ser configurado na opção Braille segue #BrailleTether].
Para navegar pelos objectos, utilize os seguintes comandos:
Nome | Comando de Teclado de Desktop | Comando de Teclado de Laptop | Toque | Descrição |
---|---|---|---|---|
Anunciar o objecto actual | NVDA+5 do bloco numérico | NVDA+shift+o | nenhum | Anuncia o objecto de navegação actual. Se pressionar duas vezes, soletra o objecto e, se pressionar três vezes, copia nome e valor para a área de transferência |
Mover para o objecto ascendente | NVDA+8 do teclado numérico | NVDA+shift+Seta Acima | Varrer para cima (modo de objectos) | Move para o objecto que contém o objecto de navegação actual |
Mover para o objecto anterior | NVDA4 do bloco numérico | NVDA+shift+Seta Esquerda | Varrer para a esquerda (modo de objectos) | Move para o objecto anterior ao objecto de navegação actual |
Mover para o objecto seguinte | NVDA+6 do bloco numérico | NVDA+shift+Seta Direita | Varrer para a direita (modo de objectos) | Move para o objecto seguinte ao objecto de navegação actual |
Mover para o primeiro objecto descendente | NVDA+2 do bloco numérico | NVDA+shift+Seta Abaixo | Varrer para baixo (modo de objectos) | Move para o primeiro objecto contido pelo objecto de navegação actual |
Mover para o objecto em foco | NVDA+Menos do bloco numérico | NVDA+Backspace | Nenhum | Move para o objecto que tem o foco do sistema actual e também posiciona o cursor de revisão na posição do cursor do sistema, se o mesmo estiver visível |
Activar o objecto de navegação actual | NVDA+Enter do bloco numérico | NVDA+Enter | Toque duplo | Activa o objecto de navegação actual (semelhante ao clicar com o rato ou pressionar espaço quando o mesmo tem o foco do sistema) |
Mover o foco do sistema ou o cursor para o objecto actual da revisão | NVDA+Shift+Menos do bloco numérico | NVDA+Shift+Backspace | Nenhum | Ao pressionar uma vez, move o foco para o objecto de navegação actual, ao pressionar duas vezes, move o cursor do sistema para a posição do cursor de revisão |
Anunciar localização do cursor de revisão | NVDA+Shift+delete do bloco numérico | NVDA+Shift+delete | nenhum | Anuncia informação sobre a posição do texto ou objecto onde se encontra o cursor de revisão. Isto poderá incluir, por exemplo, a percentagem no documento, a distância desde a margem da página ou a posição exacta no ecrã. Pressionando duas vezes irá fornecer mais detalhes. |
Mover o cursor de revisão para a barra de estado | nenhum | nenhum | nenhum | Lê a Barra de Estado, se for encontrada. Também move o objecto de navegação para esta localização. |
Nota: As teclas do bloco numérico requerem que o NumLock esteja desligado, para que possam trabalhar adequadamente.
O NVDA permite-lhe ler o conteúdo do ecrã, documento ou objecto actual, por caracter, palavra ou linha. Isto é útil, principalmente em situações como a consola de comandos do Windows) onde não há um cursor do sistema. Por exemplo, poderá usá-la para rever o texto de uma mensagem, de uma informação longa num diálogo, etc.
Quando move o cursor de revisão, o cursor do sistema não o acompanha. Assim, pode analisar o texto sem perder a posição de edição. No entanto, por padrão, quando se move o cursor do Sistema, o cursor de revisão acompanha-o. Isto pode ser activado e desactivado.
Nota: O Braille seguir o cursor de revisão pode ser configurado na opção Braille segue #BrailleTether].
Os comandos seguintes estão disponíveis para a revisão de texto:
Nome | Comando de Teclado de Desktop | Comando de Teclado de Laptop | Toque | Descrição |
---|---|---|---|---|
Mover para a primeira linha em revisão | shift+7 do bloco numérico | NVDA+control+home | nenhum | Move o cursor de revisão para a primeira linha do texto |
Mover para a linha anterior em revisão | 7 do bloco numérico | NVDA+Seta Acima | Varrer para cima (modo de texto) | Move o cursor de revisão para a linha anterior do texto |
Anunciar a linha actual em revisão | 8 do bloco numérico | NVDA+shift+ponto | nenhum | Anuncia a linha actual do texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Ao pressionar duas vezes, soletra a linha. Se pressionar três vezes, soletra-a, utilizando a descrição de caracteres |
Mover para a próxima linha em revisão | 9 do bloco numérico | NVDA+Seta Abaixo | Varrer para baixo (modo de texto) | Move o cursor de revisão para a próxima linha do texto |
Mover para a última linha em revisão | Shift+9 do bloco numérico | NVDA+control+end | nenhum | Move o cursor de revisão para a última linha do texto |
Mover para a palavra anterior em revisão | 4 do bloco numérico | NVDA+control+Seta Esquerda | Varrer para a esquerda com dois dedos (modo de texto) | Move o cursor de revisão para a palavra anterior no texto |
Anunciar a palavra actual em revisão | 5 do bloco numérico | NVDA+control+ponto | nenhum | Anuncia a palavra actual no texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Ao pressionar duas vezes, soletra a palavra. Se pressionar três vezes, soletra-a, utilizando a descrição de caracteres |
Mover para a próxima palavra em revisão | 6 do bloco numérico | NVDA+control+Seta Direita | Varrer para a direita com dois dedos (modo de texto) | Move o cursor de revisão para a próxima palavra no texto |
Mover para o início da linha em revisão | shift+1 do bloco numérico | NVDA+home | nenhum | Move o cursor de revisão para o início da linha actual no texto |
Mover para o caracter anterior em revisão | 1 do bloco numérico | NVDA+Seta Esquerda | Varrer para a esquerda (modo de texto) | Move o cursor de revisão para o caracter anterior, na linha actual no texto |
Anunciar o caracter actual em revisão | 2 do bloco numérico | NVDA+ponto | nenhum | Anuncia o caracter actual na linha do texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Se pressionar duas vezes, informa-o através da descrição de caracteres ou o respectivo exemplo. Ao pressionar três vezes, informa o valor numérico do caracter em decimal e hexadecimal |
Mover para o próximo caracter em revisão | 3 do bloco numérico | NVDA+Seta Direita | Varrer para a direita (modo de texto) | Move o cursor de revisão para o caracter seguinte na linha actual do texto |
Mover para o fim da linha em revisão | Shift+3 do bloco numérico | NVDA+end | nenhum | Move o cursor de revisão para o fim da linha actual do texto |
Ler continuamente com a revisão | Mais do bloco numérico | NVDA+shift+a | Varrer para baixo com três dedos (modo de texto) | Lê a partir da posição actual do cursor de revisão e move-o até ao final do texto |
Seleccionar e copiar a partir do cursor de revisão | NVDA+F9 | NVDA+F9 | Nenhum | Inicia o Seleccionar e copiar o texto a partir da posição actual do cursor de revisão. A função não será efectuada até que informe o NVDA até onde é que pretende copiar |
Seleccionar e copiar até ao cursor de revisão | NVDA+F10 | NVDA+F10 | Nenhum | Ao pressionar a primeira vez o texto, se possível, é seleccionado até à posição do cursor. Se o cursor de inserção puder, será movido para esse local. Ao pressionar segunda vez copia o texto para a área de transferência do Windows |
Mover o cursor de revisão para a posição marcada como início do bloco: | NVDA+shift+f9 | NVDA+shift+f9 | none | Move o cursor de revisão para a marca de início de texto a ser copiado ou seleccionado |
Anunciar informações de formatação do texto | NVDA+Shift+f | NVDA+Shift+f | Nenhum | Anuncia a formatação do texto onde o cursor de revisão está localizado actualmente. Pressionando duas vezes, as informações serão mostradas numa janela em modo de navegação. |
Anunciar substituto do símbolo actual | Nenhum | Nenhum | Nenhum | Anuncia o símbolo sob o cursor de revisão. Pressionado duas vezes, anuncia o símbolo e o texto com que é anunciado em modo de navegação. |
Nota: As teclas do bloco numérico exigem que o NumLock esteja desligado, para que possam executar os comandos do NVDA.
Uma boa maneira de recordar os comandos básicos de revisão de texto, quando se usa o esquema de teclado Desktop, é imaginar que estão organizados numa grelha de três por três, de cima para baixo, por linha, palavra e caracter, e da esquerda para a direita, por anterior, actual e seguinte. A disposição é ilustrada como se segue:
Linha anterior | Linha actual | Próxima linha |
---|---|---|
Palavra anterior | Palavra actual | Próxima palavra |
Caracter anterior | Caracter actual | Próximo caracter |
Os comandos de revisão de texto do NVDA possibilitam-lhe rever o conteúdo presente no objecto de navegação actual, documento actual, ou do ecrã, dependendo do modo de revisão seleccionado. Os modos de revisão são um substituto do conceito de revisão plana, existente anteriormente no NVDA.
Os comandos seguintes alternam entre os modos de revisão:
Nome | Comando de Teclado de Desktop | Comando de Teclado de Laptop | Gesto | Descrição |
---|---|---|---|---|
Muda para o modo de revisão seguinte | NVDA+7 do bloco numérico | NVDA+pageUp | Varrer com dois dedos para cima | Muda para o modo de revisão seguinte disponível |
Muda para o modo de revisão anterior | NVDA+1 do bloco numérico | NVDA+pageDown | Varrer com dois dedos para baixo | Muda para o modo de revisão anterior disponível |
No modo de revisão de objecto, poderá rever apenas o conteúdo do objecto de navegação actual. Para objectos básicos, como campos de edição ou controlos de texto simples, isto será, geralmente, o seu conteúdo textual. Para outros objectos, tal poderá ser o nome e/ou valor do objecto.
Quando o objecto de navegação se encontrar num documento de um navegador (por exemplo, numa página web) ou outro documento complexo contendo vários objectos (por exemplo, um documento do MS Word), será possível mudar para o modo de revisão de documento. O modo de revisão de documento permite-lhe rever todo o conteúdo do documento.
Ao mudar do modo de revisão de objecto para o modo de revisão de documento, o cursor é colocado na posição do objecto de navegação. Ao mover-se pelo documento com os comandos de revisão, o objecto de navegação é automaticamente actualizado para o objecto encontrado na posição actual do cursor de revisão.
Note que o NVDA mudará automaticamente para revisão de documento, a partir de revisão de objecto, quando se move por documentos de um navegador.
O modo de revisão do ecrã permite-lhe rever o texto que aparece visualmente no ecrã, dentro da aplicação actual. Isto é semelhante ao modo de revisão do ecrã, ou cursor do rato, encontrado noutros leitores de ecrã para Windows.
Ao mudar para o modo de revisão do ecrã, o cursor de revisão é colocado na posição no ecrã do objecto de navegação actual. Quando se mover pelo ecrã com os comandos de revisão, o objecto de navegação é automaticamente actualizado para o objecto encontrado na posição no ecrã do cursor de revisão.
Note que, em algumas aplicações mais recentes, o NVDA poderá não reportar algum, ou todo o texto presente no ecrã, devido ao uso de novas tecnologias de desenho no ecrã, impossíveis de suportar de momento. Nestes casos, tente a navegação por objectos.
Quando move o ponteiro do rato, por padrão, o NVDA anuncia o texto directamente sob ele, enquanto vai sendo movido pelo ecrã. Quando suportado, o NVDA irá ler o parágrafo que engloba o texto, porém existem alguns controlos que podem apenas ser lidos por linha.
O NVDA também pode ser configurado para anunciar o tipo de controlo ou o objecto onde está actualmente o rato, conforme se movimente (ex. lista, botão etc.). Tal poderá ser útil para utilizadores totalmente cegos, porque, por vezes, o texto não é suficientemente explícito.
O NVDA fornece um modo para que os utilizadores compreendam onde está o rato, no que respeita às dimensões do ecrã, anunciando as coordenadas actuais do rato como bips sonoros. Quanto mais para cima estiver o rato no ecrã, mais aguda será a entoação dos bips. Quanto mais à esquerda ou à direita estiver o rato no ecrã, mais à esquerda ou à direita o som será tocado (assumindo-se que o utilizador tem colunas stereo ou auscultadores).
Estas funcionalidades adicionais do NVDA não se encontram activas por padrão. Se pretender utilizar as mesmas, pode configurá-las na secção configurações do rato, que pode encontrar no diálogo Configurações aberto através do Menu NVDA, "Preferências", "Configurações".
Apesar de um rato físico, ou um touchpad, terem de ser utilizados para navegar com o rato, o NVDA fornece alguns comandos relacionados com o rato:
Nome | Comandos de Teclado de Desktop | Comandos de Teclado de Laptop | Toque | Descrição |
---|---|---|---|---|
Clicar com o botão esquerdo do rato | Barra do bloco numérico | NVDA+Sinal de Mais | nenhum | Clica uma vez com o botão esquerdo do rato. O duplo clique pode ser realizado se pressionar este comando duas vezes, rapidamente |
Bloquear o botão esquerdo do rato | Shift+Barra do bloco numérico | NVDA+control+Sinal de Mais | nenhum | Bloqueia o botão esquerdo do rato, na posição de pressionado. Pressione novamente para desbloqueá-lo. Para arrastar o rato, pressione esta tecla de atalho para bloquear o botão esquerdo do rato, na posição de pressionado e mova o rato quer seja fisicamente ou utilizando qualquer comando de movimento do rato |
Clicar com o botão direito do rato | Asterisco do bloco numérico | NVDA+Acento agudo | Tocar e manter | Clica uma vez com o botão direito do rato |
Bloquear o botão direito do rato | Shift+Asterisco do bloco numérico | NVDA+control+Acento agudo | nenhum | Bloqueia o botão direito do rato, na posição de pressionado. Pressione novamente para desbloqueá-lo. Para arrastar o rato, pressione esta tecla de atalho para bloquear o botão direito do rato, na posição de pressionado e mova o rato quer seja fisicamente ou utilizando qualquer comando de movimento do rato |
Mover o rato para o objecto de navegação actual | NVDA+Barra do bloco numérico | NVDA+shift+m | nenhum | Move o rato para a localização do objecto de navegação actual e do cursor de revisão |
Navegar para o objecto sob o rato | NVDA+Asterisco do bloco numérico | NVDA+shift+n | nenhum | Define o objecto de navegação para o objecto localizado na posição do rato |
Os documentos complexos, só de leitura, tais como páginas de Internet, são apresentados pelo NVDA, através da utilização do modo de navegação. Isso inclui documentos nas seguintes aplicações:
O modo de navegação também está disponível como opção para o Microsoft Word e Excel.
No modo de navegação, o conteúdo do documento está disponível numa representação plana e pode ser navegado com as teclas de cursor, como se se tratasse de um documento de texto normal. Todos os comandos de teclado do NVDA referentes ao cursor do sistema trabalharão neste modo; como por exemplo, leitura contínua, anunciar formatação, comandos de navegação em tabelas, etc. Quando a funcionalidade "Realce visual" estiver ativada, a localização actual do foco do sistema também será anunciada visualmente. A informação de que o texto é ou não um link, título, etc., é anunciada conforme se movimenta pelo mesmo.
Por vezes, necessitará de interagir directamente com os controlos, nestes documentos. Por exemplo, terá que fazer isto para campos de texto editável e para listas, de forma que possa escrever e usar as teclas de cursor para trabalhar com o controlo. Fá-lo-á mudando para o modo de foco, em que quase todas as teclas serão passadas para o referido controlo. Quando estiver no modo de navegação, o NVDA passará automaticamente para o modo de foco, se andar com o Tab ou clicar num controlo particular que o exija. Análogamente, ao circular com o Tab ou clicar num controlo, que não necessite do modo de foco, voltará para o modo de navegação. Também pode pressionar Enter, ou Espaço, para passar para o modo de foco, em controlos que o requeiram. Pressionando Escape, volta para o modo de navegação. Adicionalmente, poderá forçar, manualmente, o modo de foco e o mesmo continuará em efeito até que decida desactivá-lo.
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Alternar entre os modos de Foco e de Navegação | NVDA+Espaço | Alterna entre o modo de foco e o modo de navegação |
Sair do modo de foco | Escape | Volta para o modo de navegação, se o modo de foco foi activado manualmente ou automaticamente |
Actualizar o Documento no Modo de Navegação | NVDA+F5 | Recarrega o conteúdo do documento actual (muito útil se determinado conteúdo está em falta no documento. Não disponível no Microsoft Word e Outlook.) |
Localizar | NVDA+Ctrl+F | Abre uma janela, onde pode escrever texto a ser localizado no documento actual. Para mais informações, consulte Pesquisa de texto. |
Localizar seguinte | NVDA+F3 | Localiza a próxima ocorrência de texto que já localizou no documento |
Localizar anterior | NVDA+Shift+F3 | Localiza a ocorrência de texto anterior que já localizou no documento |
Quando em modo de navegação, para maior rapidez, o NVDA também fornece comandos de apenas um caracter que permitem saltar para determinados campos no documento. Note que nem todos os comandos são suportados em todos os tipos de documentos.
As teclas seguintes, por si mesmas, saltam para o próximo elemento disponível. Adicionando-se a tecla Shift, faz com que saltem para o elemento anterior:
Para se mover para o início ou fim de elementos contentores como listas ou tabelas, que contêm outros elementos:
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Mover para o início do contentor | shift+vírgula | Move para o início do contentor (lista, tabela, etc.) que contém o cursor |
Mover para depois do fim do contentor | Vírgula | Move para depois do fim do contentor (lista, tabela, etc.) que contém o cursor |
Algumas aplicações web como GMail, Twitter e Facebook usam letras como atalhos. Se quiser usar esses atalhos, mantendo a possibilidade de usar as teclas de cursor para ler em modo de navegação, pode, temporariamente, desactivar a navegação por caracter do NVDA. Para activar e desactivar a navegação por caracter para o documento actual, pressione NVDA+shift+espaço.
A Lista de Elementos fornece acesso a uma lista de vários tipos de elementos no documento de acordo com a aplicação. Por exemplo, em navegadores da Internet pode listar links, títulos, campos de formulário, botões ou marcas. Botões de opção permitem alternar entre os diferentes tipos de elementos. Um campo de edição também se encontra disponível na caixa de diálogo, permitindo filtrar a lista, para o ajudar a procurar um item específico na página. Uma vez escolhido um item, pode utilizar os botões fornecidos no diálogo, para se mover para, ou activar, esse item.
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Lista de elementos do Modo de Navegação | NVDA+F7 | Activa a lista de elementos que contém links, títulos e marcas, no documento actual |
Este diálogo permite procurar palavras ou expressões no documento atual. No campo "Localizar", introduza o texto a pesquisar. A caixa de verificação "Maiúsculas/minúsculas" faz com que a pesquisa considere as letras maiúsculas diferentes das minúsculas. Por exemplo, com a opção "Maiúsculas/minúsculas" marcada, pode encontrar "NV Access", mas não "nv access". Use os seguintes comandos para pesquisar:
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Localizar | NVDA+Ctrl+F | Abre uma janela, onde pode escrever texto a ser localizado no documento actual. |
Localizar seguinte | NVDA+F3 | Localiza a próxima ocorrência de texto que já localizou no documento |
Localizar anterior | NVDA+Shift+F3 | Localiza a ocorrência de texto anterior que já localizou no documento |
As páginas podem incluir conteúdo enriquecido, através de tecnologias, tais como Oracle JAVA, HTML5, bem como aplicações e diálogos. Quando estas são encontradas no modo de navegação, o NVDA anuncia "objecto embutido", "aplicação" ou "diálogo", respectivamente. Pode mover-se rapidamente para esses objectos, pressionando O ou Shift+O, os comandos de navegação por caracter. Pode pressionar Enter sobre esses objectos, para interagir com os mesmos. Se forem acessíveis, pode pressionar Tab para navegar por eles e interagir, como faz com qualquer outra aplicação. É fornecido um comando de teclado para voltar à página original que contém o objecto embutido:
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Mover para o documento em Modo de Navegação que contém o objecto embutido | NVDA+Ctrl+Espaço | Move o foco para fora do objecto embutido actual e entra no documento que o contém |
Usando o "MathPlayer 4", da "Design Science", o NVDA pode ler e navegar interactivamente o conteúdo matemático suportado. Para isso, é necessário que esteja instalado o "MathPlayer 4". O "MathPlayer" está disponível, como download gratuito, em https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/. Depois de instalar o MathPlayer, reinicie o NVDA.
O NVDA suporta os seguintes tipos de conteúdo matemático:
Ao ler um documento, o NVDA irá falar o conteúdo matemático suportado, onde ele aparecer. Se estiver a usar uma linha Braille, o conteúdo matemático irá também ser mostrado em Braille.
Se trabalha essencialmente com voz, na maioria dos casos, provavelmente irá querer examinar a expressão em pequenos segmentos, em vez de ouvir a expressão completa de uma só vez.
Se estiver no modo de navegação, pode fazer isso movendo o cursor para o conteúdo matemático e pressionando Enter.
Se não estiver em modo de navegação:
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Interagir com conteúdo matemático | NVDA+alt+m | Inicia a interacção com o conteúdo matemático. |
A partir daqui, pode usar os comandos do MathPlayer, tais como as setas, para explorar a expressão. Por exemplo, pode mover-se pela expressão, com as setas para a esquerda ou direita, e examinar uma porção da expressão, como uma fracção, com a seta para baixo. Por favor, consulte a documentação do MathPlayer para mais informações::.
Quando quiser voltar à leitura do documento, simplesmente pressione Escape.
Por vezes, o conteúdo matemático pode ser mostrado como um botão ou outro tipo de elemento que, quando activado, mostrará uma caixa de diálogo ou mais informações relacionadas à fórmula. Para activar o botão ou o elemento que contém a fórmula, pressione control + enter.
Se dispõe de uma linha Braille, o NVDA pode usá-la para mostrar as informações em Braille. Se a linha Braille possuir um teclado estilo Perkins, pode escrever no PC usando o código Braille normal ou abreviado. A saída Braille também pode ser mostrada no ecrã usando o Visualizador Braille, em vez de, ou ao mesmo tempo que se usa uma linha Braille.
para informações sobre os dispositivos suportados, por favor leia a secção Linhas Braille. Esta secção também contém informação sobre que linhas Braille suportam a detecção automática do NVDA. Pode configurar o Braille na secção Braille, que pode encontrar no diálogo Configurações aberto através do Menu NVDA, "Preferências", "Configurações".
Para que caiba o máximo de informaçãon possível na linha Braille, as seguintes abreviaturas são usadas para indicar os tipos e estados de controlos e as marcas.
Abreviatura | Tipo de controlo |
---|---|
app | aplicação |
art | artigo |
cit | citação |
bto | botão |
btoSus | botão suspenso |
btoDsl | botão de deslizamento| |
btoSep | botão de separação |
btoCom | botão de comutação |
leg | legenda |
cx | combo box |
cxver | caixa de verificação |
dlg | diálogo |
doc | documento |
edç | texto editável |
edPp | edição de palavra passe |
objEmb | Objecto embutido |
fig | figura |
notFin | Nota final |
notRod | Nota de rodapé |
gra | gráfico |
grp | grupo |
tN | Título de nível n, e.g. h1, h2. |
aju | balão de ajuda |
sec | secção |
lnk | link |
lnkv | link visitado |
lst | lista |
mnu | menu |
bMnu | Barra de menu |
btoMnu | botão de menu |
itMnu | Item de menu |
pnl | painel |
barPrg | Barra de progressão |
btoO | botão de opção |
barDsl | Barra de deslize |
sec | secção |
barEst | Barra de estado |
sep | separador |
tbl | tabela |
cN | Coluna número n da tabela, por exemplo, c1, c2. |
lN | Linha número n da tabela, por exemplo, l1, l2. |
trm | terminal |
barFer | Barra de ferramentas |
dic | dica |
vá | vista em árvore |
btnVá | Botão de vista em árvore |
itVá | Item de vista em árvore |
vá N | Item de vista em árvore de nível N |
jan | Janela |
separador | |
mrcd | conteúdo marcado |
Os seguintes indicadores de estado também estão definidos:
Abreviatura | Estado do controlo |
---|---|
... | Mostrado quando um objecto suporta auto completação |
⢎⣿⡱ | Mostrado quando um objecto, por exemplo um botão de comutação, está pressionado |
⢎⣀⡱ | Mostrado quando um objecto, por exemplo um botão de comutação, não está pressionado |
⣏⣿⣹ | Mostrado quando um objecto, por exemplo uma caixa de verificação, está marcado |
⣏⣸⣹ | Mostrado quando um objecto, por exemplo uma caixa de verificação, está parcialmente marcado |
⣏⣀⣹ | Mostrado quando um objecto, por exemplo uma caixa de verificação, não está marcado |
- | Mostrado quando um objecto, por exemplo um item de vista em árvore pode ser recolhido |
+ | Mostrado quando um objecto, por exemplo um item de vista em árvore pode ser expandido |
prot | Mostrado quando um controlo ou documento protegido é encontrado |
clq | Mostrado quando um objecto pode ser clicado |
cmt | Mostrado quando existe um comentário para uma célula de uma folha de cálculo ou num bloco de texto num documento |
fml | Mostrado quando existe uma fórmula numa célula de uma folha de cálculo |
inv | Mostrado para uma entrada inválida |
descL | Mostrado quando um objecto (normalmente um gráfico) tem uma descrição longa |
EdMl | Mostrado quando o campo de edição permite múltiplas linhas, como campos de comentário em páginas Web |
req | Mostrado para um campo de formulário obrigatório |
sl | Mostrado quando um objecto, por exemplo um campo de texto, é apenas de leitura |
sel | Mostrado quando um objecto está seleccionado |
nSel | Mostrado quando um objecto não está seleccionado |
ordAsc | Mostrado quando o objecto é ordenado ascendentemente |
ordDsc | Mostrado quando o objecto é ordenado descendentemente |
submnu | Mostrado quando um objecto tem um popup (usualmente um sub-menu) |
Finalmente, as seguintes abreviaturas para tipos de marcas foram definidas:
Abreviatura | Tipo de secção |
---|---|
bnr | banner |
inf | conteúdo informativo |
cmp | complementar |
frm | formulário |
pri | principal |
nav | navegação |
psq | pesquisa |
sec | secção |
O NVDA suporta a introdução de texto através de um teclado Braille quer seja por Braille normal ou abreviado. Pode seleccionar a tabela Braille usando a caixa combinada Tabela de Escrita na secção Braille do diálogo Configurações do NVDA,.
Quando se usa o Braille normal, o texto é automaticamente introduzido assim que é escrito. Ao usar o Braille abreviado, o texto só é introduzido ao pressionar Espaço ou Enter, no fim de uma palavra. Note que a conversão só tem em conta a palavra Braille que está a ser escrita e não pode ter em consideração o texto já existente. Por exemplo, se estiver a usar uma tabela Braille em que os números necessitem do sinal de número, e pressionar Backspace para se mover para o fim de um número, terá de introduzir o sinal de número e o número desejado, para que seja correctamente introduzido o número pretendido.
Pressionando o ponto 7 apagará a última célula Braille ou caracter introduzido. Pressionando o ponto 8 converte o Braille abreviado e pressiona a tecla Enter. Pressionando os pontos 7 + 8 converte o Braille abreviado, mas sem introduzir um espaço ou simular a tecla Enter.
O NVDA suporta a introdução de atalhos e a simulação do pressionar de teclas usando o teclado da linha Braille. Esta simulação pode ser de duas maneiras: associando o pressionar de uma tecla da linha Braille directamente ao pressionar de alguma tecla ou usando as teclas modificadoras virtuais.
Teclas habitualmente utilizadas, como as setas ou pressionar Alt para abrir os menus, podem ser associadas directamente a teclas da linha Braille. Os driver das linhas Braille vem já com algumas dessas associações. Pode alterar essas associações ou criar novas simulações de teclas no diálogo Definir comandos.
Embora esta técnica seja útil para teclas únicas ou muitas vezes pressionadas (como o Tab), pode não querer associar uma única combinação de teclas para cada atalho. Para simular o pressionar de teclas o NVDA formece comandos para alternar as teclas control, alt, shift, windows e NVDA, juntamente com comandos para algumas combinações dessas teclas. Para usar essas alternâncias, primeiro pressione o comando (ou sequência de comandos) para as teclas modificadoras que necessita, e depois o caracter incluido no atalho. Por exemplo, para fazer control+f, use o comando para "Pressiona virtualmente a tecla Control" e depois f, e para control+alt+t, use os comandos para "Pressiona virtualmente a tecla Control" e "Pressiona virtualmente a tecla Alt", em qualquer ordem, ou o comando para "Pressiona virtualmente a tecla Control e Alt", seguido do t.
Se acidentalmente alternar as teclas modificadoras, basta pressionar novamente o comando para anular.
Ao escrever em Braille contraído, usar a alternância das teclas modificadoras causa a conversão do que foi escrito, como se tivesse pressionado os pontos 7+8. Adicionalmente, a simulação de pressionar de teclas não reflecte o que foi introduzido antes do pressionar da tecla modificadora. Ou seja, para escrever alt+2 com uma tabela Braille que use o sinal de número, tem primeiro de alternar o Alt e depois escrever o sinal de número.
Apesar do NVDA ser essencialmente destinado a pessoas cegas ou deficientes visuais, que usam principalmente a voz e/ou o Braille para operar o computador,, também tem funcionalidades para alterar o conteúdo do ecrã. No NVDA, essas funcionalidades são chamadas de "Sistemas de melhoramentos visuais".
O NVDA inclui vários sistemas de melhoramentos visuais que são descritos seguidamente. Através de extras podem ser adicionados outros sistemas de melhoramentos visuais.
As configurações visuais do NVDA podem ser alteradas na secção "Visão" na janela de Configurações do NVDA.
O realce visual pode ajudar a identificar a posição do foco do sistema, do objecto de navegação e do cursor no modo de navegação. Essas posições são realçadas por um rectângulo desenhado com as seguintes cores.
Quando o "Realce visual" está activado, pode configurar na secção Visão na janela das configurações do NVDA, se quer, ou não, realçar o foco do sistema, o objecto de navegação ou o cursor virtual do modo de navegação #VisionSettingsFocusHighlight]
Para um utilizador cego, ou deficiente visual, nem sempre é possível nem necessário ver o conteúdo do ecrã. Além disso, é difícil ter a certeza que ninguém está a ver o que está a fazer. Para estas situações, o NVDA tem a funcionalidade de "Cortina de ecrã", que pode ser activada para tornar o ecrã totalmente preto.
Pode activar esta funcionalidade na secção Visão na janela das configurações do NVDA.
Quando a Cortina de ecrã está activa algumas tarefas, directamente ligadas ao que é mostrado no ecrã, tal como a execução do OCR ou obter um PrintScreen, não podem ser executadas.
Devido a alterações na API do Windows Magnification, a "Cortina de ecrã" teve de ser actualizada para suportar as novas versões do Windows Use o NVDA 2021.2 para activar a Cortina de ecrã com o Windows 10 21H2 (10.0.19044) ou mais recentes. Para garantir a sua segurança, obtenha confirmação visual de que a Cortina de ecrã funciona corretamente com novas versões do Windows.
Quando os autores não disponibilizam informação suficiente para que os utilizadores de leitores de ecrã possam determinar o conteúdo de um objecto, vários métodos podem ser usados para reconhecer o conteúdo de uma imagem. O NVDA suporta o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), uma funcionalidade incluida no Windows 10 e seguintes, para reconhecer texto de imagens. Outros métodos de reconhecimento de conteúdo podem ser adicionados através de Extras do NVDA.
Quando usa o comando para reconhecer o conteúdo, o NVDA reconhece o conteúdo do objecto de navegação actual. por predefinição, o objecto de navegação segue o foco do sistema ou o cursor do modo de navegação, que normalmente se podem mover para onde se deseja. Por exemplo, se mover o cursor do modo de navegação para um gráfico, o reconhecimento será apenas do conteúdo do gráfico. No entanto, pode usar a navegação por objectos para efectuar o reconhecimento da janela completa da aplicação.
Após o reconhecimento estar completo, o resultado será apresentado num documento similar ao modo de navegação, permitindo ler o conteúdo com os comandos normais de leitura. Pressionar Enter ou Espaço, executará um clique no local do texto sob o cursor, se possível. Pressionar Escape, fechará o resultado do reconhecimento.
O Windows 10 e seguintes incluiem OCR para vários idiomas. O NVDA pode usá-lo para reconhecer texto de imagens ou de aplicações inacessíveis.
Pode configurar o idioma a utilizar na secção OCR do Windows do diálogo Configurações do NVDA. Idiomas adicionais podem ser instalados, abrindo o menu "Iniciar", escolhendo "configurações", seleccionando o separador "Hora e Idioma", depois "Região e Idioma", e, por fim, "Adicionar um idioma".
O OCR do Windows pode ser, total ou parcialmente, incompatível com as Ajudas visuais do NVDA ou outras ajudas visuais externas. É necessário desactivá-las antes de executar um reconhecimento por OCR.
Para reconhecer o texto no objecto de navegação actual, usando o OCR do Windows, pressione NVDA+r.
O NVDA fornece funcionalidades adicionais para algumas aplicações, que realizam determinadas tarefas ou que dão acesso a funcionalidades que não são acessíveis, de outra forma, aos utilizadores de leitores de ecrã.
O NVDA pode anunciar automaticamente os títulos de linha e coluna, ao navegar por tabelas no Microsoft Word. Para isso é necessário que, em primeiro lugar, a opção "Anunciar títulos da linha/coluna da tabela" na secção "Formatação de Documentos" do diálogo Configurações do NVDA esteja marcada. Depois, o NVDA precisa saber que linha e coluna contém os títulos na tabela. Após mover-se para a primeira célula da coluna ou linha contendo os títulos, use um dos seguintes comandos:
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Definir títulos de coluna | NVDA+shift+c | Ao pressionar uma vez, indica ao NVDA que esta é a primeira célula de título na linha que contém os títulos de coluna, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre colunas abaixo desta linha. Ao pressionar duas vezes irá apagar a definição. |
Definir títulos de linha | NVDA+shift+r | Ao pressionar uma vez, indica ao NVDA que esta é a primeira célula de título na coluna que contém os títulos de linha, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre linhas após esta coluna. Ao pressionar duas vezes apagará a definição. |
Estas configurações serão guardadas no documento como Marcas, sendo assim compatíveis com outros leitores de ecrã, como o Jaws. Assim, abrindo o documento com qualquer leitor de ecrã os títulos de linha e coluna já estarão definidos.
Similarmente ao que acontece nos navegadores web, o Modo de Navegação pode ser usado no Microsoft Word, para poder usar funcionalidades como a Navegação rápida e a Lista de elementos Para alternar entre o Modo de Navegação activado ou desactivado no Microsoft Word, pressione NVDA+Espaço. Para mais informações, consulte a secção Modo de Navegação e Navegação rápida,.
Em Modo de Navegação no Microsoft Word, pode invocar a Lista de Elementos pressionando NVDA+f7. A Lista de Elementos pode apresentar títulos, links, anotações (que inclui comentários e registo de alterações) e erros ortográficos.
Para anunciar qualquer comentário na posição actual do cursor de inserção, pressione NVDA+alt+c. Todos os comentários ao documento, em conjunto com outros registos de alterações, podem também ser listados na Lista de Elementos do NVDA, seleccionando Anotações como Tipo.
O NVDA pode anunciar automaticamente os títulos de linha e coluna, ao navegar por folhas do Microsoft Excel. Para isso é necessário que, em primeiro lugar, a opção "Anunciar títulos da linha/coluna da tabela" na secção "Formatação de Documentos" do diálogo Configurações do NVDA esteja marcada. Depois, o NVDA precisa saber que linha e coluna contém os títulos na tabela. Após mover-se para a primeira célula da coluna ou linha contendo os títulos, use um dos seguintes comandos:
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Definir títulos de coluna | NVDA+shift+c | Pressionar uma vez informa o NVDA que esta linha contém os títulos de coluna, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre colunas abaixo desta linha. Pressionar duas vezes apagará esta definição. |
Definir títulos de linha | NVDA+shift+r | Pressionar uma vez, Informa o NVDA que esta coluna contêm os títulos de linha, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se por linhas à direita desta coluna. Pressionar duas vezes, apagará a definição. |
Estas configurações serão guardadas no documento como Nomes de regiões definidas, sendo, assim, compatíveis com outros leitores de ecrã, como o Jaws. Assim, abrindo o documento com outro leitor de ecrã, os títulos de linha e coluna já estarão definidos.
Tal como no conteúdo Web, o NVDA proporciona, no Excel, uma Lista de Elementos que permite aceder a vários tipos de informações. Para aceder à Lista de Elementos, no Microsoft Excel, pressione NVDA+f7. Os vários tipos de informações disponíveis na Lista de Elementos são:
Para anunciar qualquer nota numa célula, pressionar NVDA+alt+c No Microsoft Excel 2016, 365 ou mais recente, os comentários foram renomeados para notas. Todas as notas para a folha actual, podem ser listadas na Lista de Elementos do NVDA, pressionando NVDA+F7.
O NVDA pode providenciar um diálogo específico para introduzir ou editar a nota numa célula. O NVDA sobrepôe este diálogo ao nativo do MS Excel devido à falta de acessibilidade deste último, mas usa o mesmo comando do MS Excel. Para adicionar ou editar uma nota numa célula, pressione shift+f2.
Este comando não aparece no diálogo "Definir comandos" e, portanto, não pode ser alterado.
Nota: Também é possível abrir a região de edição de notas do MS Excel a partir do menu de contexto em qualquer célula. Isto abrirá a inacessível região de edição de notas e não o diálogo do NVDA.
No Microsoft Office 2016, 365 ou mais recente, foi adicionado um novo estilo de diálogo de comentários Este diálogo é acessível e proporciona mais funcionalidades, como responder a comentários, etc. Também pode ser aberto a partir do menu de contexto duma célula. Os comentários adicionados às células via este novo diálogo não estão relacionados com as "notas" referidas anteriormente.
Se um livro, ou folha, foi protegido, pode não ser possível mover o foco para algumas células que foram bloqueadas para edição. Para permitir a navegação para células que foram bloqueadas, alterne para o Modo de Navegação, pressionando NVDA+espaço, e use os comandos normais para o Excel, como as setas, para se mover por toda a folha.
As folhas do Microsoft Excel podem incluir campos de formulários. Pode aceder aos campos de formulário, usando a Lista de elementos ou f e shift+f, os comandos da Navegação por caracter para campos de formulários. Após mover-se para um campo de formulário, em Modo de navegação, pode pressionar Enter ou barra de espaços para o activar ou alternar para o Modo de foco, para poder interagir com ele, dependendo do controlo. Para mais informações sobre o Modo de navegação e navegação por caracter, veja a secção Modo de navegação.
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Alterna a leitura das notas do apresentador | control+shift+s | Quando está a correr uma apresentação de diapositivos, este comando alternará entre ler as notas do apresentador para o diapositivo, ou o conteúdo do mesmo. Isto afecta apenas o que o NVDA lê, e não o que é mostrado no ecrã. |
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Anunciar Tempo Restante | control+shift+r | Anuncia o tempo restante de qualquer faixa em execução |
Anunciar tempo passado | control+shift+e | Anuncia o tempo passado de qualquer faixa em execução |
Anunciar tempo total | control+shift+t | Anuncia o tempo total de qualquer faixa em execução |
Nota: Os comandos acima apenas funcionam com a cadeia de caracteres de formatação por padrão para a linha de estado do Foobar.
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Anunciar Mensagem Recente | NVDA+control+1-4 | Anuncia uma das mensagens recentes, dependendo do número pressionado, por exemplo: NVDA+control+2 lê a segunda mensagem mais recente. |
Nome | Comando de Teclado | Descrição |
---|---|---|
Anunciar Janela de Comentários | control+shift+c | Anuncia quaisquer comentários na janela de comentários. |
Anunciar notas para os tradutores | control+shift+a | Anuncia quaisquer notas para os tradutores. |
O NVDA suporta a leitura e navegação em livros no "Kindle para PC", da Amazon. Esta funcionalidade está apenas disponível em livros Kindle que anunciem "Screen reader supported", o que pode verificar na página de detalhes do livro.
Para a leitura dos livros, é usado o modo de navegação. Este modo é automaticamente activado, quando abre um livro ou a área do livro é focada. As páginas são viradas automaticamente, quando move o cursor ou usa leitura contínua. Pode mudar manualmente para a página seguinte com Page Down ou para a anterior com Page Up.
A navegação por caracter é suportada para links e gráficos, mas apenas na página actual. A navegação por link também inclui as notas de rodapé.
O NVDA proporciona um suporte inicial para leitura e navegação interactiva de conteúdo matemático, para livros com conteúdo matemático acessível. Por favor, para mais informações, consulte a secção Leitura de conteúdo Matemático.
O "Kindle" permite-lhe executar várias funções sobre o texto seleccionado, incluindo obter uma definição do dicionário, adicionar notas e realces, copiar o texto para a área de transferência e pesquisar na Net. Para isso, seleccione o texto, como faz normalmente no modo de navegação, usando Shift e as teclas de cursor Após ter seleccionado o texto, pressione a tecla de Aplicações ou shift+f10 para ver as opções disponíveis para essa selecção. Se pressionar a tecla de Aplicações, sem texto seleccionado, ser-lhe-ão mostradas as opções para a palavra sobre o cursor.
Pode adicionar uma nota a uma palavra ou a uma passagem do texto. Para isso, seleccione o texto, e aceda às opções conforme descrito acima. Das opções, escolha Adicionar notas.
Durante a leitura em modo de navegação, o NVDA refere-se às notas como comentários.
Para ver, editar ou apagar uma nota:
Na tabela de livros adicionados:
Nome | Comando | Descrição |
---|---|---|
Enter | enter | Abre o livro seleccionado. |
Menu de contexto | aplicações | Abre o menu de contexto para o livro seleccionado. |
O NVDA fornece suporte para a consola do Windows usada pela Linha de comandos, PowerShell, e Subsistema Windows para Linux. A janela da consola tem um tamanho fixo, tipicamente mais pequena que o buffer que contém a saída. À medida que mais texto é escrito, o conteúdo é deslocado para cima e parte do texto antigo deixa de ser visível. O texto que deixou de ser visível na janela não é acessível com os comandos de revisão de texto do NVDA. Portanto, é necessário deslocar o buffer para conseguir ler o texto. Os seguintes comandos da consola do Windows podem ser usados para rever o texto com o NVDA:
Nome | Comando | Descrição |
---|---|---|
Deslocar para cima | control+seta acima | Desloca a consola para cima para o texto anterior ficar visível. |
Deslocar para baixo | control+seta abaixo | Desloca a consola para baixo para o texto seguinte ficar visível. |
Deslocar para o início | control+home | Desloca a consola para o início para o texto inicial ficar visível. |
Deslocar para o fim | control+end | Desloca a consola para o fim para o texto final ficar visível. |
A maioria das configurações do NVDA pode ser alterada através de diálogos acedidos através do submenu "Preferências" do menu do NVDA. Muitas dessas configurações aparecem no diálogo multi-páginas Configurações. Em qualquer dos diálogos, pressione "OK" para aceitar as alterações que tenha feito. Para dispensar alterações que possa ter feito, pressione "Cancelar" ou "Escape". Em alguns destes diálogos, pode pressionar a tecla "Aplicar", para que as alterações entrem em vigor sem fechar o diálogo. Algumas configurações podem ser feitas por atalhos, que serão indicados quando aplicáveis.
O diálogo de Configurações do NVDA contém muitos parâmetros que podem ser alterados. Este diálogo contém uma lista com as várias secções de configuração, para seleccionar o que se quer alterar. Quando selecciona uma secção, são apresentadas, no diálogo, as respectivas opções. Estas configurações podem ser aplicadas sem fechar o diálogo, pressionando o botão "Aplicar". Se quiser guardar as suas alterações e fechar o diálogo de configurações do NVDA, deve pressionar o botão "OK".
Algumas das secções possuem teclas de atalho dedicadas. Se pressionar estas teclas de atalho abrirá o diálogo de configurações do NVDA, com a página dessa secção já seleccionada. Note que, por padrão, nem todas as secções das configurações podem ser acedidas por comandos (como por exemplo comandos de teclado, comandos de toque, etc.). Se quiser aceder a secções que não possuem atalhos dedicados, use a opção Definir comandos para adicionar um comando personalizado para essa secção.
As secções presentes no diálogo de configurações do NVDA são detalhadas seguidamente.
A secção "Gerais", do diálogo "Configurações" define o comportamento global do NVDA, tais como, o idioma da interface, se deve, ou não, pesquisar por actualizações no arranque, etc. A mesma contém as seguintes opções:
Uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar o idioma da interface do utilizador e nas mensagens deste programa. Existem diversos idiomas, contudo, a opção padrão é "Predefinição do utilizador". Esta definição indica ao software para utilizar o idioma para o qual o Windows está definido no momento.
Note, por favor, que o NVDA precisa ser reiniciado, quando alterar o idioma. Quando o diálogo de confirmação aparecer, seleccione "Reiniciar agora" ou "Reiniciar mais tarde", respectivamente se quiser usar o novo idioma agora ou mais tarde. Se pretender reiniciar mais tarde, deve guardar a nova configuração (manualmente ou usando a funcionalidade "Guardar configurações ao sair").
Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para guardar automaticamente a configuração actual, ao sair do programa.
Esta opção é uma caixa de verificação que lhe permite escolher se pretende ou não que apareça um diálogo, quando fechar o NVDA, questionando o que deseja fazer. Quando marcada, um diálogo aparecerá, ao tentar fechar o NVDA, a perguntar se deseja sair, reiniciar, reiniciar com os extras desactivados, reiniciar com o nível de registo definido para Depuração ou instalar actualização, se existir alguma por instalar. Quando desmarcada, o NVDA sairá imediatamente.
Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para tocar sons, ao iniciar e terminar.
Esta é uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar a quantidade de informação que o NVDA coloca no registo, quando está em execução. Geralmente, os utilizadores não necessitam de alterar isto, para que não seja registada demasiada informação. Contudo, se pretender fornecer informação para relatar um erro, ou activar/desactivar completamente o registo, esta poderá ser uma opção útil.
Os níveis de registo disponíveis são:
Se esta opção estiver marcada, o NVDA arrancará, automaticamente, assim que iniciar sessão no Windows. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.
Caso inicie cessão no Windows, fornecendo o nome de utilizador e password, ao marcar esta opção, permitirá que o NVDA arranque automaticamente, durante o processo de autenticação, quando o Windows é executado. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.
Ao pressionar este botão, copia a configuração, previamente guardada, do utilizador actual, para o directório da configuração do sistema deste leitor de ecrã, de forma que o NVDA irá utilizá-la, quando estiver a correr na janela de autenticação, Controlo de Conta do Utilizador (UAC), e outras em ambiente seguro do Windows. Para se certificar que todas as suas configurações são transferidas, verifique, em primeiro lugar, se guarda a sua configuração com NVDA+Ctrl+C ou através do respectivo item do Menu do NVDA. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.
Se esta opção estiver activa, o NVDA irá verificar automaticamente se existem versões mais actuais do programa, e informá-lo-á, quando uma actualização estiver disponível. Também pode verificar manualmente por actualizações seleccionando "Verificar actualização..." no menu "Ajuda" do NVDA. Ao verificar por actualizações,, quer manualmente, quer automaticamente, o NVDA necessita de enviar ao servidor de actualizações algumas informações para poder certificar-se que recebe a versão correcta. As seguintes informações são sempre enviadas:
Se esta opção estiver activada, a NV Access usará a informação obtida pela verificação de actualizações para determinar o número de utilizadores do NVDA, incluindo informações como sistema operativo, e país de origem. Note que apesar do seu endereço IP ser usado para determinar o seu país, ele nunca é guardado. Para além das informações obrigatórias para a selecção da actualização, as seguintes informações adicionais também serão enviadas:
Esta informação ajudará a NV Access a prioritizar o desenvolvimento futuro do NVDA.
Se esta opção estiver activa, e se houver uma actualização pendente para instalação, o NVDA informará, ao arrancar, a sua existência e oferecerá uma opção para a instalar. Também poderá proceder à instalação, manualmente, através do menu de "saída", do NVDA, se activado, pelo menu do NVDA ou ao proceder à verificação de actualizações pela opção "Ajuda", do menu do NVDA.
Esta secção permite-lhe seleccionar o sintetizador e as características da voz do sintetizador escolhido. Para uma alternativa mais rápida de controlar os parâmetros de voz, a partir de qualquer local, por favor, consulte a secção Anel de configurações de Voz.
Nesta secção encontramos as seguintes opções:
O primeiro controlo focado nesta secção informa-nos do sintetizador que está em uso. O segundo é um botão, "Alterar", que activa o diálogo Seleccionar sintetizador, que lhe permite seleccionar o sintetizador, o dispositivo de saída e o nível de diminuição do volume. Quando aberto a partir do diálogo Configurações, será sobreposto a este. Nesta situação, quer guarde ou cancele as alterações, voltará ao diálogo de configurações.
Esta opção é uma caixa de combinação, que lista todas as vozes do sintetizador que está, actualmente, a ser utilizado. Pode utilizar as setas, para ouvir os diversos itens. As setas Acima e Esquerda sobem pela lista, enquanto as Setas Abaixo e Direita descem pela lista.
Se está a utilizar o eSpeak NG que acompanha o NVDA, esta é uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar a Variante do sintetizador, com a qual este deve falar. As variantes do eSpeak NG são parecidas com as vozes, mas proporcionam atributos ligeiramente diferentes da voz principal. Algumas variantes irão soar como um homem, outras como uma mulher e outras, ainda, como um sapo. Se usar outro sintetizador, talvez também possa configurar a variante, se o sintetizador possuir essa configuração.
Esta opção permite-lhe alterar a velocidade da voz. Trata-se de uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo 0 a velocidade mais lenta e 100 a mais rápida).
+==== Turbo de voz ====[SpeechSettingsRateBoost] Activando esta opção aumentará, significativamente, a velocidade da voz, se tal for suportado pelo sintetizador.
Esta opção permite-lhe alterar a entoação da voz actual. Trata-se de uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo 0 a entoação mais grave e 100 a mais aguda.
Esta opção é uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo o 0 o volume mais baixo e 100 o mais alto).
Uma barra deslizante que lhe permite escolher a inflexão (subida e descida da entoação) que o sintetizador irá utilizar para falar. (Até ao momento, somente o eSpeak NG fornece esta funcionalidade).
Esta caixa de verificação permite-lhe definir se o NVDA deverá, ou não, mudar o idioma do sintetizador enquanto fala, caso o texto que esteja a ser lido especifique o seu idioma. Esta opção está activa, por padrão.
Se a opção "Alterar o idioma automaticamente" estiver activa, esta caixa de verificação permite-lhe definir se o dialecto também deverá ser alterado, ou se serão efectuadas apenas alterações de idioma propriamente dito. Por exemplo, se estiver a ler, com uma voz para o português de Portugal, mas um documento indicar que um pedaço de texto está em português do Brasil, se esta funcionalidade estiver activa, o sintetizador irá mudar de sotaque. Esta opção está desactivada, por padrão.
Comando: NVDA+P
Esta opção permite-lhe escolher que pontuações e outros símbolos deverão ser anunciados como palavras. Por exemplo: quando definido para todo, todos os símbolos serão anunciados como palavras, ou seja, um ponto será mesmo anunciado como ponto. Esta opção aplica-se a todos os sintetizadores, e não apenas ao sintetizador actualmente activo.
Activada por padrão, esta opção indica ao NVDA se deve usar o idioma da voz actual para processar a leitura de símbolos e caracteres, incluindo sinais de pontuação. Se quiser que o NVDA não leia a pontuação no idioma da voz, para um determinado sintetizador ou voz, pode desactivar esta funcionalidade para forçar o NVDA a usar o idioma da interface.
Quando esta caixa de verificação está marcada, o NVDA incluirá símbolos adicionais pronunciation dictionaries when pronouncing characters and symbols. Esses dicionários contêm descrições para símbolos (principalmente emoji) fornecidas pelo Consórcio Unicode como parte do seu Common Locale Data Repository. Se quiser que o NVDA fale as descriçõess dos emojis desta base de dados, deve activar esta opção. Contudo, se estiver a utilizar um sintetizador que já suporte anunciar as descrições dos emojis, pode preferir desactivar esta opção.
Note que descrições adicionadas ou editadas manualmente são guardadas nas suas configurações. Por isso, se alterar a descrição dum emoji, essa descrição será sempre falada, mesmo com esta opção desactivada. Pode adicionar, editar ou remover descrições de símbolos no diálogo "Pronúncia de pontuação e símbolos" do NVDA.
Para alternar entre anunciar ou não os Unicode Consortium data a partir de qualquer local pode atribuir um comando utilizando a janela "Definir comandos" #InputGestures].
Este campo de edição permite-lhe definir a alteração da entoação da voz, que irá ser usada para falar uma letra maiúscula. Este valor é uma percentagem, em que um valor negativo baixa a entoação e um valor positivo aumenta-a. Para que não haja variação, introduza 0. Normalmente, o NVDA aumenta, ligeiramente, o tom, para sinalizar uma letra maiúscula, mas alguns sintetizadores não suportam essa funcionalidade. No caso da mudança de entoação não ser suportada, considere a utilização de "Anunciar "Maiúscula" Antes De Letras Maiúsculas" ou "Reproduzir "bip" para maiúsculas" para diferenciar maiúsculas de minúsculas.
Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para que anuncie a palavra "maiúscula" antes de qualquer letra maiúscula, quando falada como um caracter individual, por exemplo, ao soletrar.
Se esta caixa de verificação estiver marcada, o NVDA produzirá um pequeno bip, cada vez que encontrar um Caracter maiúsculo.
Algumas palavras são constituídas apenas por um caracter, porém a pronúncia é diferente, dependendo se o caracter está a ser falado como um caracter individual (por exemplo, ao soletrar) ou como uma palavra. Por exemplo, em português, "a" é tanto uma letra como uma palavra, e é pronunciado de maneira diferente em cada caso. Esta opção permite que o sintetizador diferencie estes dois casos, se suportar tal funcionalidade. A maioria dos sintetizadores tem esse suporte.
Esta opção deverá, em geral, estar activa. Todavia, alguns sintetizadores suportados via Microsoft Speech API não implementam correctamente esta funcionalidade e comportam-se de maneira estranha. Se estiver a ter problemas com a pronúncia de alguns caracteres individuais, desactive esta opção.
O diálogo "Seleccionar Sintetizador" pode ser aberto usando o botão "Alterar..." da secção "Voz" do diálogo de configurações e permite-lhe seleccionar qual o sintetizador que o NVDA utilizará para falar. Uma vez que tenha seleccionado o sintetizador à sua escolha, pode pressionar "Ok" e o NVDA carregará o Sintetizador seleccionado. Se existir um erro ao carregar o sintetizador, o NVDA notificará com uma mensagem e continuará a usar o sintetizador anterior.
Esta opção permite-lhe escolher o sintetizador que pretende utilizar para a saída de voz do NVDA.
Para obter uma lista dos sintetizadores que o NVDA suporta, consulte a secção Sintetizadores de Voz Suportados.
Um item especial que aparece sempre nesta lista é "Sem voz" e permite que use o NVDA sem saída de voz. Isto pode ser útil para alguém que deseja utilizar o NVDA somente com Braille, ou talvez para os programadores com visão, que só pretendem usar o Visualizador de discurso.
Esta opção permite-lhe escolher a placa de som que o NVDA indicará ao sintetizador seleccionado para usar.
Comando: NVDA+shift+d
No Windows 8 e superiores, esta opção permite definir se o NVDA deve diminuir o volume das outras aplicações, enquanto o NVDA está a falar ou sempre que o NVDA está em execução.
Esta opção só está disponível se o NVDA estiver instalado. Não é possível suportar o Modo de diminuição do volume, para cópias portáteis ou temporárias do NVDA.
Se pretender alterar, rapidamente, as configurações de voz, sem ir à secção "Voz" do diálogo de "configurações", existem alguns comandos do NVDA que permitem modificar algumas das configurações de voz mais comuns, em qualquer altura:
Nome | Comando de Teclado de Desktop | Comando de Teclado de Laptop | Descrição |
---|---|---|---|
Mover para a próxima definição de voz | NVDA+control+Seta Direita | NVDA+shift+control+Seta Direita | Move para a seguinte definição de voz disponível depois da actual, circulando para a primeira definição de voz, depois de atingir a última |
Mover para a definição de voz anterior | NVDA+control+Seta Esquerda | NVDA+shift+control+Seta Esquerda | Move para a anterior definição de voz disponível depois da actual, circulando para a primeira definição de voz, depois de atingir a última |
Aumentar a definição de voz actual | NVDA+control+Seta Acima | NVDA+shift+control+Seta Acima | aumenta a definição de voz actual. Por exemplo: aumenta a velocidade, escolhe a voz seguinte, aumenta o volume |
Diminuir a definição de voz actual | NVDA+control+Seta Abaixo | NVDA+shift+control+Seta Abaixo | Diminui a definição de voz actual. Ex: diminui a velocidade, escolhe a voz anterior, diminui o volume |
A secção Braille, do diálogo de configurações do NVDA, contém os parâmetros referentes às linhas Braille. Esta secção contém as seguintes opções:
O botão "Alterar..." na secção Braille das configurações do NVDA activa o diálogo Seleccionar Linha Braille, que permite seleccionar a linha Braille a usar. Quando aberto a partir do diálogo "Configurações", será sobreposto a este. Nesta situação, quer guarde ou cancele as alterações, voltará ao diálogo de configurações.
A opção seguinte nesta secção é uma caixa de combinação para seleccionar a tabela Braille utilizada na leitura da informação. Nesta caixa de combinação encontrará tabelas para diferentes idiomas e tipos de Braille. A tabela seleccionada será usada para converter texto em Braille, para ser mostrado na sua linha Braille. Pode mover-se de tabela Braille em tabela Braille, na lista, utilizando as Setas.
Complementando a opção anterior, o próximo controlo é a caixa combinada "Tabela de escrita". A tabela escolhida será usada para converter o Braille introduzido, através do teclado Braille da sua linha, em texto. Pode mover-se de tabela Braille em tabela Braille, na lista, utilizando as Setas.
Note que esta opção só é útil se a sua linha Braille tiver um teclado Braille e esta funcionalidade for suportada pelo respectivo driver. Se, apesar de ter teclado Braille, a escrita Braille não for suportada pela linha, isto será declarado na secção Linhas Braille Suportadas.
Esta opção permite que a palavra que está sob o cursor apareça em Braille de computador não contraído.
Esta opção permite activar ou desactivar o cursor braille. Aplica-se ao foco do sistema e ao cursor de revisão, mas não ao indicador de selecção.
Esta opção permite definir se o cursor Braille pisca ou não. Se a intermitência estiver desactivada, o cursor Braille ficará com os pontos sempre em cima. A indicação de selecção não é afectada por esta opção, é sempre feita com os pontos 7 e 8, sem piscar.
Esta opção é um campo numérico que lhe permite alterar a velocidade de intermitência do cursor, em milésimos de segundo.
Esta opção permite escolher a aparência (esquema de pontos) do cursor Braille, quando definido para seguir o foco. A indicação de selecção não é afectada por esta opção, é sempre feita com os pontos 7 e 8, sem piscar.
Esta opção permite escolher a aparência (esquema de pontos) do cursor Braille, quando definido para seguir o cursor de revisão. A indicação de selecção não é afectada por esta opção, é sempre feita com os pontos 7 e 8, sem piscar.
+==== Show Messages ====[BrailleSettingsShowMessages] Uma caixa de combinação que permite definir se o NVDA deve mostrar as mensagens em Braille e quando elas devem desaparecer automaticamente.
Esta definição é um campo numérico que controla durante quantos segundos são apresentadas as mensagens do sistema, na linha Braille. A mensagem do NVDA é imediatamente descartada ao pressionar um cursor de toque da linha Braille, mas reaparece ao pressionar um comando que accione a mensagem. Esta opção só é mostrada se a opção "Mostrar Mensagens" estiver definida para "Usar tempo de permanência".
Comando: NVDA+Ctrl+T
Esta opção permite-lhe escolher se a linha Braille seguirá o foco do sistema,/cursor de inserção, o objecto de navegação / cursor de revisão ou ambos. Se seleccionar Automaticamente, o NVDA, por padrão, seguirá o foco do sistema. Mas, quando a posição da navegação por objectos ou da revisão é alterada, por acção directa do utilizador, o NVDA seguirá temporariamente o cursor de revisão, até que o foco do sistema seja alterado. Se pretender que o Braille siga sempre o cursor e o foco do sistema, deve definir o Braille segue: para "Cursor do sistema". Assim, o Braille não seguirá a navegação por objectos e a revisão de texto. Se pretender que o Braille siga apenas a navegação por objectos e a revisão de texto, deve definir o Braille segue: para "Cursor de revisão". Assim, o Braille não seguirá o foco e o cursor do sistema,.
Se activada, o Braille será mostrado por parágrafos em vez de linhas. Também, em consonância, os comandos de linha seguinte e anterior moverão o texto por parágrafo. Isto significa que não terá que deslocar o conteúdo no final de cada linha, mesmo que mais texto caiba na linha braille. Tal poderá permitir uma leitura mais fluente de grandes quantidades de texto. Está desactivada por padrão.
Se esta opção estiver activada, uma palavra, que não seja possível representar totalmente no fim da linha, não será cortada. Em vez disso, haverá espaços em branco no fim da linha. Quando se deslocar para a próxima linha, poderá ler a palavra inteira. Esta funcionalidade também pode ser chamada "translineação". Se a palavra, sozinha, for maior que a linha, terá de ser dividida.
Se esta opção estiver desactivada, será mostrado o máximo possível da palavra e o resto será cortado. Quando se deslocar para a próxima linha, poderá ler o resto da palavra.
Se activar esta opção, poderá ter uma leitura mais fluída, mas geralmente obriga a mais movimentações da linha.
Esta opção permite escolher que informação de contexto o NVDA mostrará, na linha Braille, quando um objecto recebe o foco. A informação de contexto refere-se à hierarquia do objecto que contém o foco. Por exemplo, quando é focado um item de lista, ele faz parte de uma lista. Essa lista fará parte de uma janela, etc. Por favor, consulte a secção Navegação por objectos para mais informações sobre a hierarquia aplicada aos objectos no NVDA.
Quando definido para "Mostrar máximo de alterações de contexto", o NVDA tentará mostrar, na linha Braille, o máximo possível das informações de contexto que tenham sido alteradas. No exemplo acima, significa que quando uma lista é focada, o NVDA mostrará o item da lista, na linha Braille, a partir do lado direito. E, se houver espaço à esquerda na linha Braille, o NVDA completará com a informação de que faz parte da lista, da janela, etc. Ao deslocar-se pela lista com as setas, o NVDA assume que você sabe que ainda está na lista. Assim, para os restantes elementos da lista, o NVDA apenas mostrará a informação de qual o item que está focado. Se quiser ler a informação de contexto, ou seja, que o item pertence a uma lista, e esta a uma janela, terá que deslocar a linha Braille para a esquerda.
Quando esta opção está definida para "Mostrar sempre o máximo de informações de contexto", o NVDA tentará sempre mostrar o máximo possível das informações de contexto, independentemente de já ter recebido essa informação. Isto tem a vantagem do NVDA mostrar sempre o máximo possível de informação, na linha Braille. Mas também tem a desvantagem de o nome dos vários itens da lista não aparecer sempre no mesmo local da linha Braile. Isto torna difícil a leitura de uma lista, pois é necessário procurar sempre onde está o nome do item em foco. Este era o comportamento padrão do NVDA até à versão 2017.2.
Se definir a Apresentação do Contexto do Foco para "Mostrar apenas informação de contexto, ao deslocar a linha para a esquerda", o NVDA numca mostrará a informação de contexto na linha Braille. Deste modo, o NVDA mostrará apenas o item da lista. Assim, se quiser ler a informação de contexto, ou seja, que o item pertence a uma lista, e esta a uma janela, terá que deslocar a linha Braille para a esquerda.
Se quiser alterara Apresentação do contexto do Foco, rapidamente e em qualquer altura, por favor defina um comando através da opção Definir comandos.
O diálogo "Seleccionar linha Braille", que pode ser aberto activando o botão "Alterar..." na secção Braille das configurações do NVDA, permite escolher a linha Braille a ser usada. Após escolher a sua linha Braille, pode pressionar "OK" e o NVDA carregará os respectivos drivers. Se houver um erro, ao carregar o driver, o NVDA notificará com uma mensagem e continuará a usar o dispositivo anterior, ou continuará sem Braille.
Esta caixa combinada contém diversas opções, que dependem dos drivers de linhas Braille disponíveis no seu sistema. Utilize as setas para se mover pelas mesmas.
A primeira opção, "Automático", indica ao NVDA para pesquisar, em segundo plano, pelos vários modelos de linha Braille suportados pela detecção automática. Com esta funcionalidade activa, se ligar ao computador uma linha Braille suportada, via USB ou Bluetooth, o NVDA irá, automaticamente, activá-la.
O item "Sem Braille" significa que não será utilizado Braille.
Por favor, consulte a secção Linhas Braille para obter mais informações sobre as linhas Braille suportadas, e quais delas suportam a detecção automática em segundo plano.
Esta opção, se disponível, permite escolher que porta, ou tipo de ligação, será usada para comunicar com a linha Braille que seleccionou. É uma caixa combinada, contendo as opções possíveis para a sua linha Braille.
Por padrão, o NVDA utiliza a detecção automática da porta, o que significa que a ligação com a linha Braille será automaticamente estabelecida, após pesquisa das ligações disponíveis no sistema, quer sejam USB ou Bluetooth. Contudo, para algumas linhas Braille, pode explicitamente escolher qual a porta a ser usada. As opções são: "Automática", que indica ao NVDA para usar a detecção automática da porta; "USB", "Bluetooth" e "portas série", dependendo do tipo de comunicações suportadas pelo dispositivo Braille.
Esta opção não aparecerá, se a sua linha Braille apenas suportar a detecção automática.
Pode consultar a informação sobre a sua linha Braille na secção Linhas Braille Suportadas para mais detalhes dos tipos de comunicação suportados e portas disponíveis.
Por favor, note que se ligar vários dispositivos Braille à sua máquina ao mesmo tempo, usando o mesmo driver, (por exemplo, ligando dois dispositivos Handytech, actualmente é impossível dizer ao NVDA qual dispositivo usar. Portanto, é recomendável ligar apenas um dispositivo Braille de um determinado tipo / fabricante à sua máquina de cada vez.
A secção "Visão" das configurações do NVDA permite activar, desactivar e configurar as Ajudas visuais.
Note que as opções disponíveis nesta secção podem ser aumentadas através de extras do NVDA. De fábrica, esta secção contém as seguintes opções:
As caixas de verificação deste grupo controlam o comportamento do sistema "Realce visual" incluido no NVDA #VisionFocusHighlight] facility.
Note que ao marcar/desmarcar a caixa de verificação Activar realce", também alterará o estado das restantes caixas de verificação deste grupo. Ou seja, se a opção "Activar realce" estiver desmarcada e a marcar, todas as outras três caixas de verificação serão marcadas automaticamente. Se apenas quiser activar a opção "Realçar o foco do sistema" e deixar desactivadas as restantes opções, o estado da caixa de verificação "Activar realce" será o de parcialmente marcada.
Pode activar a Cortina de ecrã marcando a caixa de verificação "Tornar o ecrã preto (Efeito imediato)". Será mostrado um aviso de que o ecrã ficará totalmente preto. Antes de continuar (seleccionando "Sim"), assegure-se que tem activa a voz/Braille e que consegue usar o PC sem a ajuda do ecrã. Seleccione "Não", se não quiser activar a cortina de ecrã. Se tiver a certeza, active o botão "Sim" para activar a cortina de ecrã. Se não quiser ver mais esta mensagem, pode alterar o comportamento no próprio diálogo, marcando a respectiva caixa de verificação. Pode sempre alterar este comportamento marcando a respectiva caixa de verificação, a seguir à de "Tornar o ecrã preto (Efeito imediato)" na secção "Visão" das configurações do NVDA.
Para activar/desactivar a cortina de ecrã a partir de qualquer local, atribua um comando na janela "Definir comandos".
Por padrão, é reproduzido um som quando a Cortina de ecrã é activada/desactivada. Quando quiser alterar este comportamento, desmarque a caixa de verificação "Reproduzir som ao activar/desactivar a Cortina de ecrã".
Podem ser fornecidos sistemas adicionais através de extras do NVDA. Se esses sistemas tiverem configurações ajustáveis, elas aparecerão nesta secção em grupos separados. Para mais informações sobre as opções suportadas por cada um desses sistemas, consulte a sua documentação específica.
Esta secção das configurações do NVDA contém os parâmetros que definem como o NVDA se comporta, quando usa o teclado para escrever ou para dar comandos. Segue uma descrição das várias opções:
Esta caixa de combinação permite-lhe escolher qual o esquema do teclado que o NVDA utiliza. Actualmente, os dois esquemas incluídos no NVDA são o Desktop, para computadores de secretária, e o Laptop, para computadores portáteis.
As caixas de verificação desta lista controlam que teclas serão usadas como teclas modificadoras do NVDA. Pode escolher entre as seguintes teclas:
Se nenhuma tecla for seleccionada como tecla NVDA, poderá ser impossível aceder a algumas funções deste. Por isso, o diálogo de configurações do NVDA mostrará uma mensagem de erro, se todas as teclas estiverem desmarcadas ao pressionar o botão "Ok". Após fechar a mensagem de erro, tem de seleccionar pelo menos uma tecla, antes de pressionar "Ok" para fechar o diálogo convenientemente.
Comando: NVDA+2
Quando activada, o NVDA irá anunciar todos os caracteres que escrever no teclado.
Comando: NVDA+3
Quando activada, o NVDA anunciará todas as palavras que escrever com o teclado.
Quando activada, esta opção causará a interrupção da voz, sempre que for inserido um caracter. Está activada por padrão.
Quando activada, esta opção causará a interrupção da voz, sempre que pressionar a tecla Enter. Está activada por padrão.
Se activada, alguns comandos de navegação, (tais como os comandos de Navegação por caracter em modo de navegação ou mover-se por linha ou parágrafo), não páram a leitura mas movem a posição de leitura para a nova posição, sendo a leitura continuada a partir desse ponto.
Quando activada, será ouvido um som de aviso, se uma letra for pressionada com a tecla shift, enquanto o Caps Lock estiver ligado. Geralmente, escrever letras com o shift, enquanto o Caps Lock estiver ligado, não é intencional, e costuma dever-se a não se ter reparado que o Caps Lock está ligado. Portanto, é bastante útil ser avisado disto.
Comando: NVDA+4
Se activada, o NVDA irá anunciar todas as teclas, que não sejam caracteres ou pontuações, que pressione no teclado. Isto inclui Control mais uma letra ou as setas direccionais.
Quando activada, será reproduzido um som, quando uma palavra acabada de escrever contenha um erro ortográfico. Esta opção só está disponível se a opção Anunciar erros ortográficos estiver marcada na secção Formatação de documentos do das configurações do NVDA.
Esta opção permite controlar se o pressionar de teclas gerado por outras aplicações, tais como teclados no ecrã e softwares de reconhecimento de voz, devem ser processados pelo NVDA. Esta opção está activada por padrão, embora alguns utilizadores possam preferir desactivá-la, como os utilizadores do "Unikey typing software", pois causará incorrecções.
A secção Rato do diálogo das configurações do NVDA permite configurar as opções relativas ao seguimento do rato, ao anúncio da posição do mesmo, etc. Nesta secção, encontramos as seguintes opções:
É uma caixa de verificação que, quando marcada, significa que o NVDA anunciará a alteração da forma do ponteiro do rato, de cada vez que esta muda. O ponteiro do rato muda de forma, no Windows, para transmitir determinada informação, tal como quando algo é editável, ou quando alguma coisa está a carregar, etc.
Comando: NVDA+M
Quando activada, o NVDA irá anunciar o texto actualmente sob o ponteiro do rato, enquanto o movimenta ao longo do ecrã. Isto permite que encontre coisas no ecrã, movendo fisicamente o rato, em vez de tentar encontrá-las através da navegação por objectos.
Se o NVDA estiver configurado para anunciar o texto sob o ponteiro do rato, à medida que o vai movendo, esta opção permite-lhe escolher exactamente a quantidade de texto que será anunciada. As opções são "caracter", "palavra", "linha" e "parágrafo".
Para alternar a "Unidade de leitura de texto" em qualquer local, por favor atribua um comando personalizado através do diálogo Definir comandos.
Se esta caixa de verificação estiver marcada, o NVDA anunciará o tipo de controlo do objecto, quando o rato se mover sobre ele.
Marcar esta caixa de verificação, faz com que o NVDA reproduza bips, quando o rato se mover. Desta forma, o utilizador pode saber onde é que o rato está, tendo em conta as dimensões do ecrã. Quanto mais acima no ecrã estiver o rato, mais agudo será o bip. Quanto mais à esquerda ou à direita estiver o rato no ecrã, tanto mais à esquerda ou à direita o som soará, assumindo a utilização de som stereo…
Se a caixa de verificação "tocar as coordenadas de áudio quando o rato se mover" estiver marcada, ao marcar esta opção, faz com que o volume dos bips das coordenadas de áudio seja controlado pelo quão brilhante está o ecrã sob o rato. Esta definição não está marcada, por padrão.
Esta opção permite que sejam ignorados os eventos do rato (incluindo o movimento do rato e o pressionar dos botões) gerados por outras aplicações, como TeamViewer e outro software de controlo remoto. Esta opção está desmarcada por padrão. Se marcar esta opção, e tiver activada a opção "Activar seguimento do rato, o NVDA não anunciará o que está por baixo do rato se o rato for movido por outra aplicação.
Esta secção, apenas disponível em computadores com Windows 8 ou superior e com ecrã táctil, permite configurar como o NVDA interage com os ecrãs tácteis. Actualmente, esta secção contém as seguintes opções:
Esta caixa de verificação activa o Suporte à Interacção táctil do NVDA. Se activado, pode usar os seus dedos para navegar e interagir com os itens no ecrã de um dispositivo com ecrã táctil. se desactivado, o suporte à Interacção táctil não funcionará como se o NVDA não estivesse em execução. Esta configuração também pode ser alternada usando NVDA+control+alt+t.
Esta caixa de verificação especifica qual o método que prefere usar, ao escrever com o teclado táctil. Se a marcar, quando localiza a tecla que quer pressionar, basta levantar o dedo para o fazer. Se a deixar desmarcada, terá de dar dois toques para pressionar a tecla.
Esta secção é utilizada para configurar o comportamento do cursor de revisão do NVDA. Esta secção contém as seguintes opções:
Comando: NVDA+7
Se esta opção estiver activa, o cursor de revisão será sempre colocado no mesmo objecto que o foco do sistema, quando o foco mudar.
Comando: NVDA+6
Quando activada, o cursor de revisão será movido automaticamente para a posição do cursor do sistema, de cada vez que este se movimentar.
Quando activada, o cursor de revisão seguirá o ponteiro do rato, quando este se mover.
Quando activada, o NVDA filtrará a hierarquia dos objectos que podem ser navegados para excluir quaisquer objectos que não são do interesse do utilizador; por exemplo, objectos invisíveis ou objectos usados unicamente com propósitos estéticos.
Para activar ou desactivar o Modo de revisão simples, em qualquer local, por favor associe-lhe um comando através da opção Definir comandos.
A secção "Apresentação de objectos" permite-lhe configurar o nível de informação que o NVDA dará sobre os objectos em foco, como descrição, posição, etc. Estas opções normalmente não se aplicam ao modo de navegação. Pelo contrário, normalmente aplicam-se ao anúncio do foco e à navegação por objetos do NVDA, mas não à leitura de conteúdo de texto, como por exemplo. em modo de navegação.
Uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA que anuncie sugestões, quando aparecem. Muitas janelas e controlos mostram uma pequena mensagem (ou sugestão), quando move o ponteiro do rato sobre elas, ou, algumas vezes, quando move o foco pelas mesmas.
Esta caixa de verificação, quando marcada, indica ao NVDA que anuncie os balões de ajuda, e notificações "toasts" quando aparecerem.
Quando esta caixa de verificação está marcada, o NVDA incluirá a tecla de atalho que é associada com um determinado objecto ou controlo, quando o mesmo é anunciado. Por exemplo: o menu Ficheiro, numa barra de menus, poderá ter a tecla de atalho Alt+F.
Esta opção permite-lhe escolher se terá a informação da posição do objecto (por exemplo, 1 de 4) anunciada, quando se move para o mesmo, com o foco ou com a navegação de objectos.
Se a opção "Anunciar a Posição do Objecto" estiver activa, permite que o NVDA tente adivinhar a posição de um objecto, quando ela não está disponível de outra forma, para um controlo específico.
Quando activada, O NVDA informará sobre mais controlos como menus e barras de ferramentas, porém esta informação poderá ser ligeiramente incorrecta.
Desmarque esta caixa de verificação, se não precisar de ouvir a descrição anunciada em conjunto com os objectos, (como sugestões de pesquisa, anúncio da totalidade da janela assim que aberta, etc).
Comando: NVDA+u
Esta opção controla o modo como o NVDA anuncia a evolução das barras de progresso.
Tem as seguintes opções:
Esta é uma opção que, quando está marcada, diz a este leitor de ecrã que continue a anunciar uma barra de progresso, ainda que a mesma não esteja, fisicamente, em primeiro plano. Se minimizar, ou deixar de ter o foco na janela que possui uma barra de progresso, O NVDA continuará a dar-lhe informação sobre a mesma, permitindo-lhe a realização de outras tarefas, enquanto o NVDA segue a barra de progresso.
Comando: NVDA+5
Alterna entre ligar e desligar o anúncio de novo conteúdo, especificamente em objectos como terminais ou histórico, em programas de chat.
Alterna entre ligar e desligar o anúncio das sugestões automáticas, e quando activado, o NVDA reproduzirá um som para nos avisar. As sugestões automáticas são uma lista de entradas sugeridas com base no que foi escrito em certos campos de pesquisa e em alguns documentos. Por exemplo, quando escrevemos na caixa de pesquisa do menu Iniciar do Windows Vista e seguintes, o Windows mostrará uma lista de sugestões baseadas no que foi escrito. Em alguns campos de edição, como alguns campos de pesquisa em aplicações do Windows 10, o NVDA pode avisar que uma lista de sugestões aparece, enquanto se escreve. A lista de sugestões automáticas é fechada assim que se move para fora do campo de edição, em em alguns casos o NVDA pode avisar, com um outro som, deste acontecimento.
A secção "Composição de entrada" permite configurar a introdução de caracteres asiáticos. Note que, devido ao facto dos métodos de entrada variarem substancialmente em funcionalidades disponíveis, e na forma em que fornecem informação, será provavelmente necessário configurar estas opções, de modo diferente para cada método de entrada, para conseguir a experiência de escrita mais eficiente.
Esta opção, que está, por padrão, activada, permite-lhe que escolha se todos os candidatos visíveis devem ser anunciados automaticamente, ou não, quando uma lista de candidatos aparece, ou a sua página é mudada. Ter esta opção activada, enquanto usa métodos de entrada pictográficos como chinês novo ChangJie ou Boshiami, é útil, visto que pode ouvir automaticamente todos os símbolos e os seus números, podendo escolher um directamente. No entanto, para métodos de entrada fonéticos como chinês novo fonético, poderá ser mais útil desactivar esta opção, visto que todos os símbolos soarão da mesma forma e terá que utilizar as setas direccionais para navegar nos itens de lista individualmente, para obter mais informação das descrições de caracter para cada candidato.
Esta opção, que está, por padrão, activada, permite-lhe escolher se o NVDA deve, ou não, anunciar o candidato seleccionado, quando aparece uma lista de candidatos, ou quando a selecção é mudada. Para métodos de entrada em que a selecção pode ser mudada com as setas direccionais (como Chinês novo fonético), tal é necessário, porém, para alguns métodos de entrada poderá ser mais eficiente escrever com esta opção desactivada. Note que, mesmo com esta opção desactivada, o cursor de revisão será igualmente posicionado no candidato seleccionado, permitindo-lhe usar a navegação por objectos / revisão, para ler manualmente este ou outros candidatos.
Esta opção, Que está activada por padrão, permite-lhe escolher se o NVDA deverá, ou não, fornecer uma descrição curta para cada caracter num candidato, seja quando estiver seleccionado ou quando for lido automaticamente, quando do aparecimento da lista de candidatos. Note que, para idiomas como o chinês, o anúncio de descrições extra, para o candidato seleccionado, não é afectado por esta opção. Esta opção poderá ser útil para métodos de entrada coreanos ou japoneses.
Alguns métodos de entrada, como Chinês novo fonético e novo ChangJie, têm uma cadeia de caracteres em leitura (Conhecida por vezes como uma cadeia de caracteres em pré-composição). Pode escolher se o NVDA deverá anunciar, ou não, novos caracteres, ao serem introduzidos nesta cadeia de caracteres em leitura. Esta opção está activada, por padrão. Note Que alguns métodos de entrada mais antigos, como Chinês ChangJie, poderão não usar a cadeia de caracteres em leitura para conter caracteres em pré-composição usando, por outro lado, a cadeia de composição directamente. Por favor, veja a próxima opção para configurar o anúncio da composição.
Após a leitura dos dados de pré-composição ter sido combinada num símbolo pictográfico válido, a maioria dos métodos de entrada coloca esse símbolo numa cadeia de caracteres em composição, para ser guardado temporariamente com outros símbolos combinados, antes de serem, finalmente, inseridos no documento. Esta opção permite-lhe escolher se o NVDA deve anunciar, ou não, novos símbolos, quando aparecem na cadeia de caracteres em composição. Esta opção está activada, por padrão.
A secção "Modo de navegação" permite-lhe configurar o comportamento do NVDA, ao ler documentos complexos, como páginas Web, documentos do Word e Excel e PDF. Esta secção contém as seguintes opções:
Este campo define o comprimento máximo de uma linha, em caracteres, no modo de navegação.
Este campo define a quantidade de linhas que se irá mover, pressionando Page Up ou Page Down, no modo de navegação.
Comando: NVDA+V
Esta opção permite especificar se o conteúdo no Buffer Virtual deve posicionar os elementos clicáveis (links botões e outros campos) numa linha individual, ou se deve conservá-los dentro do texto, tal como é mostrado visualmente. Se a opção estiver activa, então os elementos ficarão como aparecem visualmente, por exemplo, uma linha que visualmente contenha vários links será apresentada, em voz e Braille, numa única linha com vários links. Mas se estiver inactiva, os vários elementos serão colocados um em cada linha, o que tornará mais fácil durante a navegação linha a linha, e tornará mais fácil a interacção para muitos utilizadores.
Esta caixa de verificação permite alternar se o modo de navegação é activado automaticamente ao carregar uma página. Com esta opção desactivada, o modo de navegação pode ser activado manualmente em páginas ou documentos em que o modo de navegação seja suportado. Consulte a secção Modo de navegação para ver a lista das aplicações suportadas pelo Modo de navegação. Note que esta opção não se aplica às situações onde o modo de navegação é sempre opcional, como por exemplo no Microsoft Word. Esta opção está activada por padrão.
Esta caixa de verificação alterna entre activar ou não a leitura contínua de uma página, após ser carregada no modo de navegação. Esta opção está activada, por padrão.
Esta opção afecta o modo como o NVDA processa as tabelas usadas, puramente para propósitos de apresentação. Quando activada, o NVDA irá processá-las como tabelas comuns, anunciando-as baseado nas configurações de Formatação de Documentos, e localizando-as com os comandos de navegação rápida. Quando desactivada, não serão anunciadas nem localizadas. Contudo, o conteúdo destas tabelas será incluído como texto normal. Esta opção está desactivada, por padrão.
Para alternar a inclusão das tabelas de apresentação, em qualquer local, por favor associe-lhes um comando através da opção Definir comandos.
Consulte, por favor, as opções na secção "Formatação de documentos" #DocumentFormattingSettings] do diálogo [Configurações [BrowseModeLinksAndHeadings] para configurar os campos que são anunciados enquanto navega, como links, títulos e tabelas.
Esta opção permite ao modo de foco ser activado, quando o foco é modificado. Por exemplo, numa página da Internet, se pressionar Tab e encontrar um formulário, o modo de foco será activado automaticamente.
Esta opção, quando está marcada, permite que o NVDA entre e saia do modo de foco, quando anda com as setas direccionais. Por exemplo, se for pressionando a Seta Abaixo, numa página da Internet, ao chegar a um campo de edição, o NVDA activará automaticamente o modo de foco. Se pressionar as setas para sair do campo de edição, o NVDA voltará a entrar em modo de navegação.
Se esta opção estiver activa, o NVDA reproduzirá sons especiais, quando alternar entre o modo de navegação e modo de foco, em vez de anunciar essa alteração.
Activada por padrão, esta opção permite que escolha se os comandos, (como o pressionar de teclas) que não são um comando do NVDA, nem são considerados como uma tecla de comando, em geral, devem ser impedidos de atingir o documento que está actualmente em foco. Por exemplo, se a opção estiver activada, se a letra j for pressionada, seria impedida de atingir o documento, pois não é um comando rápido de navegação nem é provável que seja um comando da própria aplicação. Nestes casos, o NVDA irá reproduzir um som padrão sempre que uma tecla pressionada é impedida de atingir o documento.
Comando: NVDA+8
Desactivada por padrão, esta opção permite escolher se o foco do sistema deve ser definido, automaticamente, para elementos que possam receber o foco do sistema (links, campos de formulário, etc.) ao navegar com o cursor do modo de navegação. Deixar esta opção desactivada fará com que elementos focáveis não recebam o foco quando são seleccionados pelo cursor do modo de navegação. Isto pode resultar numa navegação mais rápida e resposta mais imediata em modo de navegação. O foco será na mesma definido para o elemento ao interagir com ele (e.g. pressionar um butão, marcar uma caixa de verificação, etc). Activar esta opção pode melhorar o suporte em algumas páginas, com o contra de prejudicar a performance e a estabilidade.
A maioria das caixas de verificação desta secção permitem configurar qual é o tipo de formatação que pretende ouvir automaticamente, conforme se move com o cursor pelos documentos. Por exemplo, se seleccionar a caixa de verificação para anunciar o nome do tipo de letra, de cada vez que anda pelo texto e chega a um tipo de letra diferente, o nome do novo tipo de letra será anunciado.
As várias opções estão organizadas em grupos. Pode configurar o anúncio de:
Para alternar estas configurações a qualquer momento, por favor crie uma associação de teclas, usando a opção Definir comandos.
Se activada, esta definição transmite ao NVDA que tente detectar todas as alterações de formatação na linha, conforme a anuncia, mesmo que isto possa diminuir o desempenho do leitor de ecrã.
Por padrão, o NVDA irá detectar a formatação na posição do cursor do sistema/cursor de revisão e, em alguns casos, poderá detectar a formatação do resto da linha, desde que não diminua o seu desempenho.
Active esta opção, enquanto verifica documentos em aplicações como o Microsoft Word, em que a formatação seja importante.
Esta opção permite configurar como a indentação no início da linha é anunciada. A caixa combinada tem 4 opções:
Esta secção permite configurar o OCR do Windows. Actualmente, só contém uma opção:
Esta caixa combinada permite seleccionar qual o idioma a ser usado no reconhecimento de texto.
Aviso! As configurações desta secção são para utilizadores avançados e podem fazer com que o NVDA não funcione correctamente se configurado de maneira errada. Apenas faça alterações nestas configurações se tiver a certeza de que sabe o que está a fazer ou se foi especificamente instruído por um desenvolvedor do NVDA ou por alguém com conhecimentos bastantes e em quem confie.
Para poder fazer alterações às configurações avançadas tem de ativar as várias opções confirmando que percebe os riscos do que pretende fazer. Para isso, marque a caixa de verificação "Compreendo que se alterar estas configurações o NVDA pode funcionar incorrectamente".
O botão "Restaurar padrões" restaura as configurações, mesmo que a caixa de verificação anterior não esteja marcada. Depois de alterar as configurações, pode querer reverter para os valores padrão. Também pode ser o caso de não ter a certeza que as configurações foram alteradas.
Ao desenvolver add-ons para o NVDA, é útil poder testar o código à medida que você o escreve. Esta opção, quando activada, permite que o NVDA carregue appModules, globalPlugins, brailleDisplayDrivers e synthDrivers personalizados, a partir de um diretório especial, scratchpad, no diretório de configurações do utilizador do NVDA. Anteriormente, o NVDA carregava código personalizado diretamente do diretório de configurações do utilizador, sem a possibilidade de desactivá-lo. Esta opção está desactivada por padrão, para garantir que nenhum código não testado seja executado no NVDA sem o conhecimento explícito do utilizador. Se deseja distribuir código personalizado para outras pessoas, você deve empacotá-lo como um extra do NVDA.
Este botão abre o diretório onde você pode colocar um código personalizado enquanto o desenvolve. Este botão só é ativado se o NVDA estiver configurado para ativar o carregamento de código personalizado a partir do Diretório do Scratchpad do Desenvolvedor.
Esta opção altera como o NVDA regista os eventos disparados pela API de acessibilidade da Microsoft UI Automation. Quando esta opção está desactivada, o NVDA regista muitos eventos UIA que são processados e descartados no próprio NVDA. Isto tem um grande impacto negativo na performance, especialmente em aplicações como Microsoft Visual Studio. Portanto, com esta opção activada, o NVDA limitará o registo de eventos para o foco do sistema. Se notar problemas de performance numa ou várias aplicações, recomendamos que experimente esta funcionalidade para verificar se a performance melhora.
Configura se o NVDA deve ou não utilizar a API de acessibilidade UI Automation para aceder a documentos do Microsoft Word, em vez do mais antigo modelo de objectos do Microsoft Word. Isto aplica-se aos documentos do Microsoft Word, mais as mensagens no Microsoft Outlook. Esta configuração contém as seguintes opções:
Quando esta opção está activa, o NVDA usará a nova, ainda em progresso, versão do suporte para Consolas Windows que aproveita as melhorias na acessibilidade introduzidas pela Microsoft. Esta funcionalidade ainda é altamente experimental e incompleta, por isso o seu uso ainda não é recomendado. Contudo, quando completa, prevemos que este novo suporte venha a ser o padrão, melhorando a performance e estabilidade do NVDA nas consolas de comando do Windows.
Permite especificar quando UIA será usado, se disponível, nos navegadores baseados em Chromium, tais como o Microsoft Edge. O suporte UIA para os navegadores baseados em Chromium está no início do desenvolvimento e pode não proporcionar o mesmo nível de acessibilidade que a IA2. A caixa combinada tem as seguintes opções:
Este grupo de opções é usado para permitir funcionalidades que adicionam suporte experimental para anotações ARIA. Algumas dessas funcionalidades podem estar incompletas.
Para "Anunciar sumário de quaisquer detalhes da nota no ponto de inserção", pressione NVDA+d.
Existem as seguintes opções:
- Existem muitas fontes de "accDescription", e várias têm uma semântica mista ou não fiável;
Historicamente AT não tem sido capaz de diferenciar fontes de descrição`
tipicamente não era falada devido à semântica mista.
Quando esta opção está activada o NVDA tentará usar a Microsoft UI Automation accessibility API para recolher informação dos controlos das folhas do Microsoft Excel. Esta é uma funcionalidade experimental e algumas funcionalidades do Microsoft Excel podem não estar acessíveis neste modo. Por exemplo, a lista de elementos, para listar fórmulas e comentários,, e o modo de navegação, para activar as teclas rápidas para saltar para um elemento de formulário, não estão disponíveis. No entanto, para um uso básico do Excel, este método permite uma melhoria na performance. Ainda não recomendamos que a maioria dos utilizadores active esta opção, mas agradecemos que utilizadores do Microsoft Excel build 16.0.13522.10000 ou superior testem esta funcionalidade e nos dêem retorno. A implementação do UI automation no Microsoft Excel's está em constante alteração e as versões do Microsoft Office anteriores à 16.0.13522.10000 podem não expor informações suficientes para que esta funcionalidade tenha algum uso.
Este parâmetro controla se os caracteres são falados seguindo as opções Anúncio de caracteres escritos ou Anúncio de palavras escritas em situações em que o ecrã não é actualizado, como acontece em introdução de palavras-passe em alguns programas de terminal, como nas Consolas Windows com o suporte UI automation activado e Mintty. Por motivos de segurança, este parâmetro deve manter-se desactivado. No entanto, pode querer activá-lo se detectar problemas de performance ou instabilidade na introdução de caracteres e/ou anúncio de palavras em consolas, ou trabalhar em ambientes seguros e preferir ter o anúncio das palavras-passe.
Esta opção permite um método alternativo para detectar caracteres introduzidos em consolas Windows antigas. Apesar de melhorar a performance e evitar que alguns anúncios sejam soletrados, pode ser incompatível com alguns programas em modo terminal. Esta funcionalidade está disponível, e activada por padrão, no Windows 10, versões 1607 e posteriores, quando a UI Automation não estiver disponível ou estiver desactivada. Atenção: Com esta opção activada os caracteres escritos que não aparecem no ecrã, tal como palavras-passe, não serão suprimidos. Em ambientes não confiáveis, pode desactivar temporariamente o anúncio de caracteres escritos e o anúncio de palavras escritas ao introduzir palavras-passe.
Esta opção controla como o NVDA determina o novo texto a ser falado nas consolas de terminal. A caixa de combinação "algoritmo diff" tem três opções:
Esta opção activa a funcionalidade que tenta cancelar a fala para eventos de foco expoirados. Em especial, mover-se rapidamente pelas mensagens no GMail usando o Chrome, pode fazer com que o NVDA anuncie informação desactualizada. Esta funcionalidade é activada por padrão a partir do NVDA 2021.1.
Esta opção permite configurar quantos milissegundos o NVDA irá aguardar até que o cursor (ponto de inserção) se mova nos controlos de texto editáveis. Se o NVDA parecer estar a seguir incorrectamente o cursor de inserção, por exemplo parecer sempre um caractere atrasado ou repetir linhas, pode tentar aumentar este valor.
Esta opção permite anunciar quando as cores são transparentes, útil para desenvolvedores de addons/appModule ao reunir informações para melhorar a experiência do utilizador com uma aplicação de terceiros. Algumas aplicações GDI realçam o texto com uma cor de fundo, e o NVDA (via "display model) tenta anunciar esta cor. Em algumas situações, o fundo do texto pode ser totalmente transparente, com o texto em sobreposto a algum outro elemento GUI. Com várias API's de GUI, historicamente populares, o texto pode ser apresentado com um fundo transparente, mas visualmente a cor de fundo é exacta.
As caixas de verificação desta lista permitem activar categorias específicas de mensagens de depuração no registo do NVDA. O registo dessas mensagens pode provocar um desempenho reduzido e grandes ficheiros de registo. Apenas active uma destas categorias se isso for solicitado por um desenvolvedor do NVDA, ou de um extra, para verificar a causa de um mau funcionamento.
Esta opção permite especificar se o NVDA reproduz um som de erro quando um erro é registado. Seleccionar "Apenas em versões de teste" (padrão)" faz com que o som de erro seja reproduzido pelo NVDA apenas se a versão do NVDA actual for uma versão de teste (alfa, beta ou executada a partir da fonte). Seleccionar "Sim" permite activar sons de erro, seja qual for a sua versão actual do NVDA.
Para além das Configurações, o submenu "Preferências", do menu do NVDA, contém outros itens, que são detalhados seguidamente.
O submenu "Dicionários" (que se encontra no menu "Preferências") contém diálogos que lhe permitem controlar o modo como o NVDA pronuncia palavras ou expressões em particular. Existem três tipos de dicionários. Os três tipos são:
É necessário criar associações de teclas, usando a opção Definir comandos, para os poder abrir a partir de qualquer lado.
Todos os diálogos dos dicionários contêm uma lista de regras, que serão utilizadas para processar o texto. Os diálogos contém também os botões "Adicionar", "Editar", "Remover" e "Remover tudo".
Para adicionar uma nova regra ao dicionário, pressione o botão "Adicionar", preencha os campos que aparecem na caixa de diálogo e pressione "OK". Verá então a sua nova regra na lista de regras. Porém, Para se assegurar que a sua regra é guardada, verifique que clica no botão "OK", para sair completamente do diálogo do dicionário, quando acabar de adicionar/editar regras.
As regras para os dicionários do NVDA permitem-lhe alterar uma sequência de caracteres por outra. Um exemplo simples passaria por ter o NVDA a anunciar a palavra "sapo", cada vez que tivesse de dizer a palavra "pássaro". No diálogo para adicionar a regra, o modo mais fácil de fazer isto é escrever a palavra "pássaro", no campo "texto original", e a palavra "sapo", no campo "Substituir por". Poderá igualmente escrever uma descrição da regra, no campo de "comentário" (algo como: muda pássaro para sapo).
Os dicionários do NVDA vão muito para além de simples substituição de palavras. O diálogo de adicionar regras também contém uma caixa de verificação que diz se pretende que a regra seja ou não sensível às maiúsculas (significando que o NVDA deverá ter em conta se os caracteres estão em maiúsculas ou não. O NVDA, por padrão, ignora a distinção entre maiúsculas e minúsculas.
Finalmente, um grupo de botões de rádio permite indicar ao NVDA se deve ser encontrado em qualquer local, se apenas em palavras completas ou deve ser considerado uma expressão regular. Configurando o padrão como palavra inteira define que a substituição só será feita se o padrão for encontrado como não fazendo parte de uma palavra maior. Esta condição é cumprida se, antes e depois do padrão, não estiver um caracter diferente de um caracter alfanumérico ou um sublinhado (ou nenhum caracter). Assim, usando o exemplo anterior de substituir a palavra "pássaro" por "sapo", se definir como uma substituição de palavra inteira, não substituirá nada na palavra "pássaros".
Uma expressão regular é um padrão que contém símbolos especiais que permitem introduzir mais de um caracter ao mesmo tempo, ou introduzir apenas números, ou só letras, referindo alguns exemplos. As expressões regulares não são explicadas neste Manual do Utilizador. Para um tutorial introdutório, pode consultar [https://docs.python.org/3.7/howto/regex.html].
Este diálogo permite-lhe mudar o modo como a pontuação e outros símbolos são pronunciados, bem como o nível de pontuação em que eles são anunciados.
O idioma, para o qual a pronúncia de símbolos está a ser editada, será mostrado no título do diálogo. Note que este diálogo respeita a opção "Usar o idioma da voz ao processar caracteres e símbolos" encontrada na secção Voz do diálogo de configurações, ou seja, usa o idioma da voz em vez da definição global do idioma do NVDA, quando esta opção está marcada.
Para mudar um símbolo, seleccione-o, primeiro, na lista de símbolos. Pode filtrar os símbolos inserindo o símbolo ou uma parte da expressão de substituição do símbolo no campo de edição "Filtrar por".
Pode adicionar novos símbolos, pressionando o botão "Adicionar". No diálogo que se abre, introduza o símbolo e pressione o botão "OK". Em seguida, altere os campos para o novo símbolo como faria para outros símbolos.
Pode remover um símbolo que tenha adicionado anteriormente, pressionando o botão "Remover".
Quando tiver terminado, pressione o botão "OK", para guardar as suas modificações, ou o botão “Cancelar”, para as descartar.
No caso de símbolos complexos, o campo "Substituir por:" pode incluir referências de agrupamento do texto encontrado. Por exemplo, para um padrão condizente com data completa, \1, \2, e \3 precisará de aparecer no campo a ser substituido pela parte correspondente da data. Uma barra invertida no campo "Substituir por:" deve ser duplicada, i.e. "a\\b" deve ser indicado para obter "asubstituição \b".
Nesta caixa de diálogo, pode personalizar os comandos, (quer do teclado, quer dos controlos de uma linha Braille, etc.) que serão usados pelo NVDA.
Apenas os comandos aplicáveis imediatamente antes do diálogo ser aberto são mostrados. Por exemplo, se quiser personalizar comandos relacionados com o modo de navegação, deve abrir a caixa de diálogo dos comandos quando está no modo de navegação.
A estrutura hierárquica deste diálogo lista todos os comandos aplicáveis do NVDA, agrupados por categoria. Pode filtrá-los, introduzindo uma ou mais palavras do nome do comando na caixa de edição "Filtrar por", em qualquer ordem. Qualquer tecla ou gesto associado a um comando é listado dentro do ramo desse comando.
Para adicionar uma tecla ou um gesto a um comando, seleccione o comando e pressione o botão "Adicionar". Depois pressione a tecla, conjunto de teclas, ou execute o gesto que quer associar, por exemplo, pressione uma tecla no teclado ou um controlo na linha Braille. Muitas vezes, um comando pode ser interpretado de mais de uma maneira. Por exemplo, se pressionar uma tecla no teclado, pode querer que seja específico do actual esquema de teclado, desktop ou laptop) ou pode querer que seja aplicável a todos os esquemas. Neste caso, aparecerá um menu que permite seleccionar a opção desejada.
Para remover uma tecla ou gesto de um comando, seleccione-a e pressione o botão "Remover".
A categoria Simulação de teclas do sistema contém comandos do NVDA que simulam o pressionar de teclas do teclado do sistema. Essas teclas simuladas do sistema podem ser usadas para controlar o computador a partir da linha Braille. Para adicionar um comando simulado, seleccione a categoria "Simulação de teclas do sistema" e pressione o botão"Adicionar". Seguidamente pressione o comando que pretende simular. Após isso, o comando fica disponível para associar um comando do NVDA, como descrito acima.
Nota:
Quando tiver terminado, pressione o botão "OK", para guardar as suas modificações, ou o botão "Cancelar", para as descartar.
Por padrão, O NVDA guarda automaticamente as suas configurações ao sair. Note, no entanto, que pode alterar esta definição na secção "Gerais" do diálogo de configurações do NVDA. Para guardar as suas configurações manualmente, em qualquer altura, escolha o item "Guardar configuração", no Menu do NVDA.
Se alguma vez se enganar, ao alterar as suas configurações, e necessitar voltar atrás para a configuração guardada, pode sempre escolher o item "Restaurar para a configuração guardada”, no menu do NVDA. Também pode voltar às configurações originais do programa escolhendo no menu do NVDA a opção "Restaurar a configuração para o padrão original".
Os comandos de teclado do NVDA, que se seguem, também podem ser usados:
Nome | Comando de Teclado Desktop | Comandos de Teclado Laptop | Descrição |
---|---|---|---|
Guardar configuração | NVDA+Ctrl+C | NVDA+Ctrl+C | Guarda permanentemente a sua configuração actual, para que não se perca, quando sair do NVDA |
Restaurar para a configuração guardada | NVDA+Ctrl+R | NVDA+Ctrl+R | Pressionando uma vez, restaura o NVDA para as configurações que existiam, quando guardou, pela última vez, a configuração do NVDA. Pressionando três vezes, restaura a configuração para as configurações de fábrica por padrão |
Por vezes, pode querer ter configurações diferentes para situações diferentes. Por exemplo, pode querer que seja reportada a indentação, enquanto está a editar um documento, ou os atributos do texto enquanto está a rever um documento. O NVDA permite esta funcionalidade através dos Perfis de Configuração.
Os perfis de configuração contêm apenas as configurações que foram alteradas durante a sua edição. Todas as configurações podem ser alteradas, nos perfis de configuração, à excepção das constantes da secção "Gerais" do diálogo de "configurações", as quais se aplicam globalmente ao NVDA.
Os perfis de configuração podem ser activados manualmente, através do diálogo "Perfis de Configuração" ou de um comando. Também podem ser activados automaticamente, através de Accionadores, tais como mudança para uma aplicação.
Pode gerir os Perfis de configuração, seleccionando "Perfis de Configuração", no menu do NVDA. Também pode fazer isto através de um comando:
O primeiro controlo, neste diálogo, é a lista de perfis, na qual pode seleccionar um dos perfis disponíveis. Quando abre o diálogo, fica seleccionado o perfil que será editado. É mostrada informação adicional para o perfil activo, indicando se foi activado manualmente, accionado e/ou se está a ser editado.
Para renomear ou eliminar um perfil, pressione, respectivamente, o botão "Mudar o nome" ou "Eliminar".
Pressione o botão "Fechar" para fechar o diálogo.
Para criar um perfil, pressione o botão "Novo".
No diálogo "Novo perfil", pode introduzir o nome para o perfil. Também pode seleccionar como é que este perfil deve ser activado. Se apenas quiser activar este perfil manualmente, seleccione "Activação manual", que é a opção por padrão. Caso contrário, seleccione um Accionador que fará activar este perfil automaticamente. Para facilitar, se não introduziu um nome para o perfil, seleccionando um Accionador será dado esse nome ao perfil. Veja abaixo para mais informações sobre accionadores.
Pressionando "OK" criará o perfil e fechará o diálogo "Perfis de Configuração", para que o possa editar.
Pode activar manualmente um perfil, seleccionando-o na lista de perfis e pressionando o botão "Activação Manual". Com um perfil activado manualmente, outros perfis podem ser automaticamente activados através de accionadores, mas as configurações do perfil activado manualmente sobrepor-se-ão às configurações do perfil activado automaticamente. Por exemplo, se um perfil for activado automaticamente para a aplicação actual, com o anúncio de links activado, mas o perfil manualmente activado tenha esse anúncio desactivado, os links não serão anunciados. Mas, se alterou a voz no perfil automaticamente activado e nunca a alterou no perfil manualmente activado, será usada a voz do perfil automaticamente activado. Qualquer configuração que altere será guardada no perfil activado manualmente. Para desactivar um perfil activado manualmente, seleccione-o no diálogo "Perfis de Configuração" e pressione o botão Desactivação manual.
Pressionando o botão "Accionadores" no diálogo "Perfis de Configuração" pode alterar que perfis deverão ser automaticamente activados pelos vários accionadores.
A lista de Accionadores mostra os accionadores disponíveis, que são:
Para alterar o perfil que deve ser automaticamente activado por um accionador, seleccione o accionador e depois seleccione o perfil desejado da lista de perfis. Pode seleccionar (configuração normal) se não quiser que seja activado um perfil.
Pressione o botão "Fechar", para voltar ao diálogo "Perfis de Configuração". Atenção, que a sua escolha é registada mesmo que feche o diálogo com Escape!
Se activou manualmente um perfil, quaisquer alterações às configurações serão guardadas nesse perfil. Caso contrário, quaisquer alterações às configurações serão guardadas para o último perfil accionado automaticamente. Por exemplo, se associou um perfil ao Bloco de Notas, e mudou para esse programa, qualquer alteração às configurações será guardada nesse perfil. Finalmente, se não houver nenhum perfil activo, quer por activação manual ou automática, quaisquer alterações às configurações serão guardadas na configuração normal.
Para editar o perfil associado à leitura contínua, deve activá-lo manualmente.
Por vezes, é útil desactivar, temporariamente, todos os accionadores. Por exemplo, pode querer editar um perfil activado manualmente ou a configuração normal, sem a interferência dos perfis accionados automaticamente. Pode fazer isto marcando a caixa de verificação "Desactivar temporariamente todos os Accionadores".
Pode definir um comando, no diálogo Definir comandos, para desactivar todos os accionadores em qualquer altura.
Para cada perfil adicionado, pode atribuir um ou mais comandos para o activar. Por padrão, os perfis de configuração não possuem comandos atribuídos. Pode adicionar comandos para activar um perfil através do diálogo "Definir comandos". Cada perfil tem uma entrada na categoria de perfis de configuração. Quando renomeia um perfil, qualquer comando que tenha sido definido anteriormente continuará disponível. Quando remove um perfil excluirá automaticamente os comandos associados a ele.
As versões portáteis do NVDA armazenam todas as configurações e extras numa pasta denominada "userConfig", que se pode encontrar no directório do NVDA.
As versões instaladas do NVDA armazenam todas as configurações e extras numa pasta especial do NVDA, que se localiza no seu perfil de utilizador do Windows. Isto quer dizer que cada utilizador do sistema pode ter as suas próprias configurações do NVDA. Para abriro directório das suas configurações de uma versão instalada do NVDA, no Menu Iniciar, pode ir a programas -> NVDA -> Explorar o directório das configurações do NVDA. Para o abrir mais rapidamente, e a partir de qualquer local, pode usar o diálogo "Definir comandos" para associar um comando a esta funcionalidade.
As configurações para o NVDA, quando está a ser executado na janela de autenticação ou janelas UAC, são armazenadas no directório systemConfig, que se encontra no directório de instalação do NVDA. Por norma, não deverá alterar estas configurações. Para alterar a configuração do NVDA, nas janelas de autenticação/UAC, com sessão iniciada no Windows, configure o NVDA como deseja, guarde as configurações e pressione o botão "Utilizar as configurações actualmente guardadas durante o início de sessão e janelas em ambiente seguro (requer privilégios de administrador)" da secção Gerais do diálogo de Configurações.
O Visualizador de Registo encontra-se no submenu "Ferramentas", do Menu do NVDA e permite-lhe ver todas as entradas de registo que têm ocorrido até agora, desde que iniciou o NVDA pela última vez. Pode abri-lo pressionando NVDA+F1 para visualizar as informações para desenvolvedores sobre o actual objecto de navegação.
Para além de ler o conteúdo, também pode Guardar uma cópia do ficheiro de registo, ou actualizar o visualizador, de forma a apresentar a saída mais recente, desde que o Visualizador de Registo foi aberto. Estas acções estão disponíveis no menu "Registo do visualizador".
Para os programadores com visão ou para as pessoas que estão a demonstrar o NVDA para grupos sem quaisquer problemas relacionados com a deficiência visual, está disponível uma janela que lhes permite ver todo o texto que o NVDA está a falar no momento.
Para activar o Visualizador de Discurso, marque o item de menu "Visualizador de Discurso", em Ferramentas no Menu do NVDA. Ao desmarcar este item, desactiva-o.
A janela do Visualizador de discurso contém uma caixa de verificação chamada "Mostrar o Visualizador de discurso no arranque". Se esta caixa estiver marcada, o Visualizador de discurso será aberto juntamente com o NVDA. A janela do Visualizador de discurso tentará sempre abrir no mesmo local e com as mesmas dimensões que tinha quando foi fechada.
Enquanto o Visualizador de Discurso estiver activo, o mesmo actualizar-se-á, constantemente, para lhe apresentar o texto mais recente que está a ser falado. Contudo, se clicar ou se o cursor ficar no visualizador, o NVDA pára, temporariamente, a actualização do texto, para que possa seleccionar facilmente ou copiar o conteúdo existente.
Para activar ou desactivar o Visualizador de Discurso, em qualquer local, por favor associe-lhe um comando através da opção Definir comandos.
Para programadores normovisuais, ou em demonstrações do NVDA para audiências não exclusivamente cegas, está disponível uma janela flutuante que permite visualizar a saída Braille, e o texto equivalente. O Visualizador Braille pode ser usado ao mesmo tempo que uma linha Braille. Enquanto o Visualizador Braille estiver activo será constantemente actualizado para igualar o que seria mostrado na linha Braille.
Para activar o Visualizador Braille, marque este item no menu do NVDA, Ferramentas. Desmarque para desactivá-lo.
As linhas Braille, normalmente, possuem teclas para deslocar o conteúdo da linha para trás ou para a frente, para poder fazer o mesmo no Visualizador Braille, use a janela "Definir comandos" para associar atalhos às funções "Movimenta a linha braille para trás" e "Movimenta a linha braille para a frente".
A janela do Visualizador Braille tem uma caixa de verificação chamada "Mostrar o Visualizador Braille no arranque". Se esta caixa estiver marcada, o Visualizador Braille será aberto quando o NVDA é iniciado. O Visualizador Braille tentará sempre abrir na mesma localização e com o mesmo tamanho com que foi fechado.
A janela do Visualizador Vraille contém uma caixa de verificação chamada "Usar o rato para roteamento de células", que está desmarcada por padrão. Se marcada, colocando o ponteiro do rato sobre uma célula Braille activará o comando de rotear para essa célula. Isto é normalmente usado para colocar o cursor ou activar um controlo. Isto pode ser útil para verificar se o NVDA consegue reverter o mapeamento das células Braille. Para impedir a activação não intencional do roteamento, existe um desfazamento temporal. O ponteiro do rato deve ficar na célula até ela mudar para verde. A célula começa por ser amarela, mudando para laranja e e depois para verde.
Para alternar o Visualizador Braille a partir de qualquer lugar, por favor associe um comando personalizado usando o diálogo Definir comandos.
A Consola de Python do NVDA, encontrada em Ferramentas no menu do NVDA, é uma ferramenta de desenvolvimento útil para depuração, inspecção geral de componentes internos do NVDA ou inspecção da hierarquia de acessibilidade de uma aplicação. Para mais informações, leia o Guia de desenvolvimento do NVDA.
O gestor de extras, acessível seleccionando "Gestor de Extras", no menu de "ferramentas" do NVDA, permite-lhe que instale, desinstale, active ou desactive pacotes de extras para o NVDA. Estes pacotes, fornecidos pela comunidade, contêm código personalizado, que poderá adicionar ou modificar funcionalidades no NVDA, ou mesmo fornecer suporte para linhas braile ou sintetizadores adicionais.
O gestor de extras contém uma lista que mostra todos os extras actualmente instalados na sua pasta de configurações do NVDA. O nome do pacote, estado, versão e autor são mostrados para cada extra, Mais informações, como uma descrição e o URL do Extra podem ser visualizadas, seleccionando o extra e pressionando o botão "acerca do extra". Caso exista ajuda disponível para o extra seleccionado, poderá consultá-la pressionando o botão de Ajuda do extra.
Para procurar extras disponíveis online, pressione o botão "Obter Extras". Este botão abre a [Página de extras do NVDA. Se o NVDA estiver instalado, e a ser executado, no seu sistema, poderá abrir o extra directamente pelo navegador, de modo a iniciar o processo de instalação, seguidamente descrito. Caso contrário, guarde o pacote do extra e siga as instruções abaixo.
Para instalar um extra que obteve previamente, pressione o botão "instalar". Isto permite-lhe procurar por um pacote de extras para o NVDA (ficheiro .nvda-addon) algures, no seu computador ou numa rede. Ao pressionar "abrir", inicia-se o processo de instalação.
Quando um extra está a ser instalado, o NVDA pergunta-lhe se deseja realmente instalá-lo. Tendo em conta que a funcionalidade dos extras não é restrita ao NVDA, o que em teoria pode incluir aceder a dados pessoais ou mesmo a todo o sistema, se o NVDA for uma cópia instalada, é muito importante instalar apenas extras de fontes de confiança. Uma vez o extra instalado, o NVDA terá que ser reiniciado, para que o extra possa ser executado. Até que o faça, o estado "instalar" será mostrado para esse extra, na lista.
Para remover um extra, seleccione-o na lista e pressione o botão "Remover". O NVDA perguntar-lhe-á se deseja realmente fazê-lo. Tal como na instalação, o NVDA terá que ser reiniciado, para que o extra seja totalmente removido. Até que o faça, o estado "remover" será mostrado para esse extra.
Para desactivar um Extra, pressione o botão "Desactivar". Para activar um Extra previamente desactivado, pressione o botão "Activar". Pode desactivar um Extra se o seu estado indicar "Activado", ou activar um Extra se o seu estado for "Desactivado". Cada vez que pressionar o botão "Activar"/"Desactivar", o estado do Extra é alterado para reflectir o que acontecerá quando o NVDA reiniciar. Se o extra estiver activado, o seu estado passará a "Desactivado após reinício". Se o extra estiver desactivado, o seu estado passará a "Activado após reinício". Tal como quando instala ou desinstala um Extra, tem de reiniciar o NVDA para que as alterações surtam efeito.
O gestor tem também um botão "fechar" para que o diálogo seja fechado. Se instalou, removeu ou alterou o estado de algum extra, o NVDA pedirá para reiniciar, para que as suas modificações possam ter efeito.
Alguns extras mais antigos podem já não ser compatíveis com a versão do NVDA que possui. Ao usar uma versão mais antiga do NVDA, alguns novos extras podem não ser compatíveis. A tentativa de instalar um extra incompatível resultará em um erro explicando porque o extra é considerado incompatível. Para inspecionar esses extras incompatíveis, você pode usar o botão "ver extras incompatíveis" para abrir o gestor de extras incompatíveis.
Para aceder ao Gestor de Extras, a partir de qualquer local, por favor associe-lhe um comando através da opção Definir comandos.
O Gestor de extras Incompatíveis, que pode aceder através do botão "ver extras incompatíveis" no gestor de extras, permite inspecionar quaisquer extras incompatíveis e o motivo pelo qual eles são considerados incompatíveis. Os extras são considerados incompatíveis quando não foram actualizados para funcionar com alterações significativas no NVDA ou quando dependem de um recurso não disponível na versão do NVDA que está a usar. O gestor de extras incompatíveis tem uma mensagem curta para explicar sua finalidade, bem como a versão do NVDA. Os extras incompatíveis são apresentados numa lista com as seguintes colunas:
O Gestor de extras Incompatíveis também possui um botão "Sobre o extra...". Este botão abre um diálogo contendo informações do extra, para conhecer os detalhes completos do extra, o que é útil ao entrar em contato com o autor do extra.
Esta opção abre uma caixa de diálogo que permite criar uma cópia portátil do NVDA a partir da versão instalada. Quando estiver a executar uma cópia portátil do NVDA, terá uma opção adicional do menu Ferramentas, chamada "instalar o NVDA".
A caixa de diálogo para criar uma cópia portátil, ou instalar o NVDA, solicitará que escolha o directório onde criar a cópia portátil ou instalar o NVDA.
Nesta caixa de diálogo, pode activar ou desactivar o seguinte:
A instalação e desinstalação de programas num computador pode, em certos casos, fazer com que os ficheiros COM DLL não sejam registrados. Como as Interfaces COM, tais como IAccessible, dependem do registo correcto das COM DLL, podem ocorrer problemas caso esse registo esteja incorrecto.
Isto pode acontecer após a instalação ou remoção do Adobe Reader, Math Player, Office e outros programas.
A falta do registo pode causar problemas aos navegadores, vários programas, barra de tarefas e outras interfaces.
Os seguintes problemas, especificamente, podem ser resolvidos executando esta ferramenta:
Este item, uma vez activado, recarrega todos os plugins globais e módulos de aplicação, sem reiniciar o NVDA, o que pode ser útil para programadores.
Esta secção contém informação sobre os sintetizadores de voz suportados pelo NVDA. Para uma lista ainda mais extensa de sintetizadores de voz, gratuitos e comerciais, que pode comprar e descarregar para usar com o NVDA, por favor, consulte a página de sintetizadores adicionais.
O sintetizador eSpeak NG é incluído directamente no NVDA e não necessita instalar nenhum outro driver ou componente especial. Em Windows 7, 8 e 8.1, o NVDA usa o eSpeak NG como padrão, enquanto em Windows 10 e seguintes é usado por padrão o Windows OneCore. Tendo em conta que este sintetizador está incluído no NVDA, é uma óptima escolha para quando se executa o NVDA num dispositivo USB ou CD, noutros sistemas.
Cada voz que vem com o eSpeak NG fala num idioma diferente. Existem cerca de 43 idiomas suportados pelo eSpeak NG, e também muitas variantes que se podem escolher, para alterar o som da voz.
Em máquinas com Windows 10, o sintetizador predefinido do NVDA é o Windows OneCore.
O SAPI 4 é um padrão antigo da Microsoft para os softwares de síntese de voz. O NVDA mantém o suporte para este protocolo, para os utilizadores que ainda tenham sintetizadores SAPI 4 instalados. No entanto, a Microsoft já não dá suporte a este protocolo e os componentes necessários já não estão disponíveis na Microsoft.
Quando este sintetizador é utilizado com o NVDA, as vozes disponíveis, (que se podem aceder a partir da secção Voz do diálogo de configurações ou pelo Anel de configurações de Voz #SynthSettingsRing]) são todas as vozes de todos os motores SAPI 4 que se encontram instalados no seu sistema.
O SAPI 5 é um padrão da Microsoft para os softwares de síntese de voz. Muitos sintetizadores de voz que cumprem com este padrão poderão ser comprados ou descarregados, em várias empresas ou páginas da Internet, ainda que o seu sistema já venha com, pelo menos, uma voz SAPI 5 instalada. Quando este sintetizador é utilizado com o NVDA, as vozes disponíveis, (que se podem aceder a partir da secção Voz do diálogo de configurações ou pelo Anel de configurações de Voz #SynthSettingsRing]) são todas as vozes de todos os motores SAPI 4 que se encontram instalados no seu sistema.
O Microsoft Speech Platform fornece vozes para vários idiomas, que são normalmente usadas no desenvolvimento de aplicações de fala, em servidores. Estas vozes podem também ser usadas com o NVDA.
Para as usar, precisa de instalar dois componentes:
A partir do Windows 10 o sistema já inclui novas vozes, conhecidas por "OneCore" ou "mobile". Estas vozes são disponibilizadas para vários idiomas e possuem uma resposta mais rápida que as vozes Microsoft disponíveis através do Microsoft Speech API versão 5. No Windows 10 e seguintes, o NVDA usa o sintetizador Windows OneCore voices por padrão, enquanto o [eSpeak NG é usado nas versões anteriores.
Para adicionar novas vozes Windows OneCore voices, vá a "Definições", "Hora e idioma", e por fim, "Voz". Use o botão "Adicionar vozes" e e pesquise o idioma desejado. Muitos idiomas incluem várias variantes. "Portugal" e "Brasil" são as duas variantes do português. "Reino Unido" e "Austrália" são duas das variants do inglês. Seleccione o idioma principal, como Português ou Inglês, e depois a variante desejada na lista. Seleccione os idiomas desejados e use o botão "Adicionar" para as adicionar. Uma vez adicionadas, reinicie o NVDA.
Por favor, leia este artigo da Microsoft para saber as vozes disponíveis: https://support.microsoft.com/pt-pt/windows/appendix-a-supported-languages-and-voices-4486e345-7730-53da-fcfe-55cc64300f01
Esta secção contém informação sobre as linhas Braille suportadas pelo NVDA.
O NVDA possui a funcionalidade de detectar várias linhas Braille em segundo plano, quer via USB quer via bluetooth. Esta funcionalidade é activada seleccionando "Automática" como a linha Braille a ser usada no diálogo Seleccionar linha Braille do NVDA.. Esta é a opção padrão.
Estas são as linhas que suportam a funcionalidade de detecção automática:
Todas as linhas Focus e PM da Freedom Scientific são suportadas, quando conectadas via USB ou Bluetooth. Necessitará dos drivers das linhas Braille da Freedom Scientific instalados no seu sistema. Se ainda não os tem, pode obtê-los em https://www2.freedomscientific.com/downloads/focus-40-blue/focus-40-14-blue-downloads.asp. Apesar desta página apenas mencionar as linhas Focus Blue, os drivers suportam todas as linhas da Freedom Scientific.
Por padrão, o NVDA detecta e liga-se, automaticamente, a estas linhas, quer via USB, quer por Bluetooth. No entanto, ao configurar a linha, pode seleccionar, explicitamente, as portas "USB" ou "Bluetooth", para restringir o tipo de ligação a ser usado. Isto pode ser útil, se quiser ligar a linha Focus ao NVDA, usando Bluetooth, mas sendo possível carregá-la pela porta USB do seu computador. A detecção automática de linhas Braille do NVDA reconhece as linhas via USB ou Bluetooth.
Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | topRouting1 (primeira célula da linha) |
Deslocar a linha braille para a frente | topRouting20/40/80 (última célula da linha) |
Deslocar a linha braille para trás | leftAdvanceBar |
Deslocar a linha braille para a frente | rightAdvanceBar |
Alternar "Braille segue:" | leftGDFButton+rightGDFButton |
Alternar a acção da roda de deslocamento esquerda | leftWizWheelPress |
Mover para trás usando a acção da roda de deslocamento esquerda | leftWizWheelUp |
Mover para a frente usando a acção da roda de deslocamento esquerda | leftWizWheelDown |
Alternar a acção da roda de deslocamento direita | rightWizWheelPress |
Mover para Trás usando a acção da roda de deslocamento direita | rightWizWheelUp |
Mover para a frente usando a acção da roda de deslocamento Direita | rightWizWheelDown |
Encaminhar para a célula braille | routing |
Tecla shift+tab | espaço+ponto 1+ponto 2 |
Tecla tab | espaço+ponto 4+ponto 5 |
Tecla seta cima | espaço+ponto 1 |
Tecla seta baixo | espaço+ponto 4 |
Teclas control+seta esquerda | espaço+ponto 2 |
Teclas control+seta direita | espaço+ponto 5 |
Tecla seta esquerda | espaço+ponto 3 |
Tecla seta direita | espaço+ponto 6 |
Tecla home | espaço+ponto 1+ponto 3 |
tecla end | espaço+ponto 4+ponto 6 |
Teclas control+home | espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3 |
Teclas control+end | espaço+ponto 4+ponto 5+ponto 6 |
Tecla alt | espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4 |
Teclas alt+tab | espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5 |
Teclas Alt+Shift+Tab | Espaço+ponto1+ponto2+ponto5+ponto6 |
Teclas Windows+Tab | Espaço+ponto2+ponto3+ponto4 |
Tecla escape | espaço+ponto 1+ponto 5 |
Tecla windows | espaço+ponto 2+ponto 4+ponto 5+ponto 6 |
Tecla Espaço | espaço |
Alternar tecla control | Espaço+ponto 3+ponto 8 |
Alternar tecla alt | Espaço+ponto 6+ponto 8 |
Alternar tecla windows | Espaço+ponto 4+ponto 8 |
Alternar tecla NVDA | Espaço+ponto 5+ponto 8 |
Alternar tecla shift | Espaço+ponto 7+ponto 8 |
Alternar teclas control e shift | Espaço+ponto 3+ponto 7+ponto 8 |
Alternar teclas alt e shift | Espaço+ ponto 6+ponto 7+ponto 8 |
Alternar teclas windows e shift | Espaço+ponto 4+ponto 7+ponto 8 |
Alternar teclas NVDA e shift | Espaço+ponto 5+ponto 7+ponto 8 |
Alternar teclas control e alt | Espaço+ponto 3+ponto 6+ponto 8 |
Alternar teclas control, alt e shift | Espaço+ponto 3+ponto 6+ponto 7+ponto 8 |
Teclas windows+d (minimizar todas as aplicações) | espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5+ponto 6 |
Anunciar a linha actual | espaço+ponto 1+ponto 4 |
Menu do NVDA | espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4+ponto 5 |
Para modelos mais recentes da Focus que têm teclas "rocker bar" (focus 40, focus 80 e focus blue):
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Move a linha braille para a linha anterior | leftRockerBarUp, rightRockerBarUp |
Move a linha braille para a linha seguinte | leftRockerBarDown, rightRockerBarDown |
Apenas para a Focus 80:
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | leftBumperBarUp, rightBumperBarUp |
Deslocar a linha braille para a frente | leftBumperBarDown, rightBumperBarDown |
As linhas ALVA BC640 e BC680, da Optelec, são suportadas, quer por USB quer por Bluetooth. Também pode usar uma linha antiga, como a Braille Voyager, usando o Protocol converter, vendido pela Optelec. Não necessita de quaisquer drivers específicos instalados, para utilizar estes terminais. Basta ligar o terminal e configurar o NVDA para o utilizar.
Note que o NVDA pode não conseguir usar uma ALVA BC6 por Bluetooth, se tiver sido emparelhada através do utilitário Bluetooth da ALVA. Se isso acontecer, recomendamos que emparelhe a ALVA através das configurações Bluetooth do Windows.
Estas linhas possuem um teclado Braille, e controlam, elas próprias, a conversão de Braille em texto. Isto significa que o sistema de escrita pelo teclado Braille do NVDA não é usado, e portanto a tabela de escrita Braille não tem nenhum efeito. Para as linhas Braille da ALVA com firmware recente, é possível desactivar a simulação do teclado HID, através de um comando.
Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de Atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | t1, etouch1 |
Mover a linha braille para a linha anterior | t2 |
Mover a linha Braille para o foco actual | t3 |
Mover a linha braille para a linha seguinte | t4 |
Deslocar a linha braille para a frente | t5, etouch3 |
Encaminhar para a célula braille | routing |
Anunciar formatação do caracter da célula Braille | secondary routing |
Alternar simulação de teclado HID | t1+spEnter |
mover para a primeira linha em revisão | t1+t2 |
mover para a última linha em revisão | t4+t5 |
Alternar "Braille segue:" | t1+t3 |
Anunciar o título | etouch2 |
Anunciar a Barra de Estado | etouch4 |
Teclas shift+tab | sp1 |
Tecla alt | sp2, Alt |
Tecla escape | sp3 |
Tecla tab | sp4 |
Tecla seta acima | spUp |
Tecla seta abaixo | spDown |
Tecla seta esquerda | spLeft |
Tecla seta direita | spRight |
Tecla Enter | spEnter, Enter |
Anunciar hora/data | sp2+sp3 |
Menu do NVDA | sp1+sp3 |
Teclas Windows+d (Minimizar todas as aplicações) | sp1+sp4 |
Teclas windows+b (Mover para a Área de notificações) | sp3+sp4 |
Tecla Windows | sp1+sp2, Windows |
Teclas alt+tab | sp2+sp4 |
Teclas control+home | t3+spUp |
Teclas control+end | t3+spDown |
Tecla home | t3+spLeft |
Tecla end | t3+spRight |
Tecla Control | control |
O NVDA suporta a maioria dos terminais da Handy Tech. Para modelos USB mais antigos, precisará de instalar os drivers USB da HandyTech no seu sistema.
Os seguintes modelos não são automaticamente suportados, mas podem ser usados com o Handy Tech universal driver e o extra do NVDA:
Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de Atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | left, up, B3 |
Deslocar a linha braille para a frente | right, down, B6 |
Mover a linha braille para a linha anterior | B4 |
Mover a linha braille para a linha seguinte | B5 |
Encaminhar para a célula braille | routing |
Tecla shift+tab | esc, triple action key up+down |
Tecla alt | B2+B4+B5 |
Tecla escape | B4+B6 |
Tecla tab | enter, right triple action key up+down |
Tecla enter | esc+enter, left+right triple action key up+down, joystickAction |
Tecla Seta Acima | joystickUp |
Tecla seta Abaixo | joystickDown |
Tecla Seta à esquerda | joystickLeft |
Tecla seta à direita | joystickRight |
Menu do NVDA | B2+B4+B5+B6 |
Alternar Braille segue: | B2 |
Alternar cursor Braille | B1 |
Alternar Apresentação do contexto do foco: | B7 |
Alternar teclado Braille | space+B1+B3+B4 (espaço+B maiúsculo) |
As linhas Braille Lilli, disponíveis em MDV, são suportadas. Não necessitará de quaisquer drivers específicos instalados, para utilizar estes terminais. Basta conectar a linha e configurar o NVDA para a utilizar.
Estas linhas ainda não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA.
Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de Atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para Trás | LF |
Deslocar a linha braille para a frente | RG |
Mover a linha braille para a linha anterior | UP |
Mover a linha braille para a linha seguinte | DN |
Encaminhar para a célula braille | route |
Tecla shift+tab | SLF |
Tecla tab | SRG |
Teclas alt+tab | SDN |
Teclas alt+shift+tab | SUP |
São suportadas várias linhas braille da Baum, HumanWare, APH e Orbit quando ligadas via USB, porta série ou bluetooth. Incluem-se:
Outras linhas braille fabricadas pela Baum poderão igualmente funcionar, porém tal não foi testado.
Se for ligar uma linha, que não use o modo HID, via USB, deverá, primeiro, instalar os drivers USB fornecidos pelo fabricante. As VarioUltra e Pronto! usam HID. As Refreshabraille e Orbit Reader 20 podem usar HID, se devidamente configuradas.
O modo USB serial da Orbit Reader 20 só é actualmente suportado no Windows 10 e seguintes. Regra geral, deve ser usado o modo USB HID.
Seguem-se as associações de teclas para estas linhas Braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de Atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | d2 |
Deslocar a linha braille para a frente | d5 |
Mover a linha braille para a linha anterior | d1 |
Mover a linha braille para a linha seguinte | d3 |
Encaminhar | routing |
Para linhas braille que tenham um joistick:
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Tecla seta acima | up |
Tecla seta abaixo | down |
Tecla seta esquerda | left |
Tecla seta direita | right |
Tecla Enter | select |
A linha hedo ProfiLine USB da hedo Reha-Technik é suportada. Deverá, primeiro, instalar os drivers USB, fornecidos pelo fabricante.
Esta linha ainda não suporta a detecção automática em segundo plano do NVDA.
Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de Atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | K1 |
Deslocar a linha braille para a frente | K3 |
Mover a linha braille para a linha anterior | B2 |
Mover a linha braille para a linha seguinte | B5 |
Encaminhar para a célula | routing |
Alternar "Braille segue:" | K2 |
Leitura contínua | B6 |
A linha hedo MobilLine USB da hedo Reha-Technik é suportada. Deverá, primeiro, instalar os drivers USB, fornecidos pelo fabricante.
Esta linha ainda não suporta a detecção automática em segundo plano do NVDA.
Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de Atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | K1 |
Deslocar a linha braille para a frente | K3 |
Mover a linha braille para a linha anterior | B2 |
Mover a linha braille para a linha seguinte | B5 |
Encaminhar para a célula | routing |
Alternar "Braille segue:" | K2 |
Leitura contínua | B6 |
A série de linhas braille Brailliant BI e B da HumanWare, incluindo as BI 14, BI 20X, BI 32, BI 40, BI 40X e B 80, são suportadas quando conectadas via USB ou bluetooth. Se as ligar via USB, usando o protocolo Humanware, deverá instalar previamente os drivers fornecidos pelo fabricante. Os drivers USB não serão necessários se utilizar o protocolo OpenBraille.
Os seguintes dispositivos são também suportados, não necessitando de drivers para serem utilizados.
Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | left |
Deslocar a linha braille para a frente | right |
Mover a linha braille para a linha anterior | up |
Mover a linha braille para a linha seguinte | down |
Encaminhar para a célula braille | routing |
Alternar "Braille segue:" | up+down |
Tecla seta cima | espaço+ponto 1 |
Tecla seta baixo | espaço+ponto 4 |
Tecla seta esquerda | espaço+ponto 3 |
Tecla seta direita | espaço+ponto 6 |
Tecla shift+tab | espaço+ponto 1+ponto 3 |
Tecla tab | espaço+ponto 4+ponto 6 |
Tecla alt | espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4 (espaço+m) |
Tecla escape | espaço+ponto 1+ponto 5 (espaço+e) |
Tecla enter | ponto 8 |
Tecla windows | espaço+ponto 3+ponto 4 |
Teclas alt+tab | espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5 (espaço+t) |
Menu do NVDA | Espaço + ponto 1+ponto 3+ponto 4+ponto 5 (Espaço+n) |
Teclas windows+d (Minimizar todas as aplicações) | Espaço + ponto 1+ponto 4+ponto 5 (Espaço+d) |
Leitura contínua | Espaço + ponto 1+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5+ponto 6 |
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Menu do NVDA | c1+c3+c4+c5 (command n) |
Teclas windows+d (Minimizar todas as aplicações) | c1+c4+c5 (command d) |
Leitura contínua | c1+c2+c3+c4+c5+c6 |
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Tecla seta cima | joystick up |
Tecla seta baixo | joystick down |
Tecla seta esquerda | joystick left |
Tecla seta direita | joystick right |
Tecla enter | joystick action |
O NVDA suporta as linhas Braille Sense, Braille EDGE, Smart Beetle e Sync Braille da Hims quando conectadas via USB ou bluetooth. Se ligar a linha via USB, necessitará de instalar os drivers USB, da HIMS, no seu sistema. Pode fazer o download dos drivers de http://www.himsintl.com/upload/HIMS_USB_Driver_v25.zip
Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Encaminhar para a célula braille | routing |
Deslocar a linha Braille para trás | leftSideScrollUp, rightSideScrollUp, leftSideScroll |
deslocar a linha braille para a frente | leftSideScrollDown, rightSideScrollDown, rightSideScroll |
Move a linha braille para a linha anterior | leftSideScrollUp+rightSideScrollUp |
Move a linha braille para a linha seguinte | leftSideScrollDown+rightSideScrollDown |
Move a linha Braille para a linha anterior em revisão | rightSideseta acima |
Move a linha Braille para a linha seguinte em revisão | rightSideseta abaixo |
Move para o caracter anterior em revisão | rightSideLeftArrow |
Move para o caracter seguinte em revisão | rightSideRightArrow |
Move para o foco actual | leftSideScrollUp+leftSideScrollDown, rightSideScrollUp+rightSideScrollDown, leftSideScroll+rightSideScroll |
Tecla control | smartbeetle: f1, brailleedge: f3 |
Tecla Windows | f7, smartbeetle: f2 |
Tecla Alt | Ponto1+ponto3+ponto4+Espaço, f2, smartbeetle: f3, brailleedge: f4 |
Tecla Shift | f5 |
Tecla Insert | Ponto2+ponto4+Espaço, f6 |
Tecla Aplicações | Ponto1+ponto2+ponto3+ponto4+Espaço, f8 |
Tecla CapsLock | Ponto1+ponto3+ponto6+Espaço |
Tecla Tab | Ponto4+ponto5+Espaço, f3, brailleedge: f2 |
Teclas Shift+Alt+Tab | f2+f3+f1 |
Teclas Alt+Tab | f2+f3 |
Teclas shift+tab | Ponto1+ponto2+espaço |
Tecla End | Ponto4+ponto6+Espaço| |
Teclas Control+End | Ponto4+ponto5+ponto6+Espaço |
Tecla Home | Ponto1+ponto3+Espaço, smartbeetle: f4 |
Teclas Control+Home | ponto1+ponto2+ponto3+Espaço |
Teclas Alt+F4 | Ponto1+ponto3+ponto5+ponto6+Espaço |
Tecla Seta à esquerda | Ponto3+Espaço, leftSideLeftArrow |
Teclas Control+Shift+Seta à esquerda | Ponto2+ponto8+Espaço+F1 |
Teclas control+Seta à esquerda | Ponto2+Espaço |
Teclas Shift+Alt+Seta à esquerda | Ponto2+ponto7+F1 |
Teclas Alt+Seta à esquerda | Ponto2+ponto7 |
Tecla Seta à direita | Ponto6+Espaço, leftSideRightArrow |
Teclas Control+Shift+Seta à direita | Ponto5+ponto8+Espaço+F1 |
Teclas Control+Seta à direita | Ponto5+Espaço |
Teclas Shift+Alt+Seta à direita| Ponto5+ponto7+F1 | |
Teclas Alt+Seta à direita | Ponto5+ponto7 |
Tecla pageUp | Ponto1+ponto2+ponto6+Espaço |
Teclas Control+PageUp | Ponto1+ponto2+ponto6+ponto8+Espaço |
Tecla Seta acima | Ponto1+Espaço, leftSideseta acima |
Teclas Control+Shift+Seta acima | Ponto2+ponto3+ponto8+Espaço+F1 |
Teclas Control+Seta acima | Ponto2+ponto3+Espaço |
Teclas Shift+Alt+Seta acima | Ponto2+ponto3+ponto7+F1 |
Teclas Alt+Seta acima | Ponto2+ponto3+ponto7 |
Teclas Shift+Seta acima | leftSideScrollDown+Espaço |
Tecla pageDown | Ponto3+ponto4+ponto5+Espaço |
Teclas Control+pageDown | Ponto3+ponto4+ponto5+ponto8+Espaço |
Tecla Seta abaixo | Ponto4+Espaço, leftSideseta abaixo |
Teclas Control+Shift+Seta abaixo | Ponto5+ponto6+ponto8+Espaço+F1 |
Teclas Control+Seta abaixo | Ponto5+ponto6+Espaço |
Teclas Shift+Alt+Seta abaixo | ponto5+ponto6+ponto7+F1 |
Teclas Alt+Seta abaixo | Ponto5+ponto6+ponto7 |
Teclas Shift+Seta abaixo | Espaço+rightSideScrollDown |
Tecla Escape | Ponto1+ponto5+Espaço, F4, brailleedge: F1 |
Tecla Delete | Ponto1+ponto3+ponto5+Espaço, Ponto1+ponto4+ponto5+Espaço |
Tecla F1 | Ponto1+ponto2+ponto5+Espaço |
Tecla F3 | Ponto1+ponto4+ponto8+espaço |
Tecla F4 | Ponto7+F3 |
Teclas Windows+B | Ponto1+ponto2+F1 |
Teclas Windows+D | Ponto1+Ponto4+ponto5+F1 |
Teclas Control+Insert | smartbeetle: F1+rightSideScroll |
Teclas Alt+Insert | smartbeetle: F3+rightSideScroll |
Os seguintes dispositivos Braille da Seika, da Nippon Telesoft, são suportados em dois grupos, com diferentes funcionalidades:
Pode econtrar mais sobre estas linhas em https://en.seika-braille.com/index.html.
Seguem-se as associações de teclas para estas linhas Braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação destas linhas Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | left |
Deslocar a linha braille para a frente | right |
Move a linha braille para a linha anterior | b3 |
Move a linha braille para a linha seguinte | b4 |
Alternar "Braille segue:" | b5 |
Leitura contínua | b6 |
tab | b1 |
shift+tab | b2 |
alt+tab | b1+b2 |
Menu do NVDA | left+right |
Encaminhar para a célula braille | routing |
Seguem-se as associações de teclas para estes dispositivos Braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação destes dispositivos Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | left |
Deslocar a linha braille para a frente | right |
Leitura contínua | space+Backspace |
Menu do NVDA | Left+Right |
Move a linha braille para a linha anterior | LJ up |
Move a linha braille para a linha seguinte | LJ down |
Alternar "Braille segue:" | LJ center |
tab | LJ right |
shift+tab | LJ left |
Tecla seta acima | RJ up |
Tecla seta abaixo | RJ down |
Tecla seta à esquerda | RJ left |
Tecla seta à direita | RJ right |
Encaminhar para a célula braille | routing |
shift+tecla acima | Space+RJ up, Backspace+RJ up |
shift+tecla abaixo | Space+RJ down, Backspace+RJ down |
shift+tecla seta à esquerda | Space+RJ left, Backspace+RJ left |
shift+tecla seta à direita | Space+RJ right, Backspace+RJ right |
Tecla enter | RJ center, dot8 |
Tecla escape | Space+RJ center |
Tecla windows | Backspace+RJ center |
Tecla espaço | Space, Backspace |
Tecla backspace | dot7 |
Tecla pageUp | space+LJ right |
Tecla pageDown | space+LJ left |
Tecla home | space+LJ up |
Tecla end | space+LJ down |
Teclas control+home | backspace+LJ up |
Teclas control+end | backspace+LJ down |
São suportadas as seguintes linhas braille:
Estas linhas ainda não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA.
A maioria dos dispositivos têm uma barra de acesso fácil, EAB - Easy access bar, que permite a operação intuitiva e rápida. A EAB pode ser movida em quatro direcções, em que cada direcção tem, geralmente, dois interruptores. A série-c É a única excepção a esta regra.
A série-C e e algumas outras linhas têm duas linhas de encaminhamento, em que a linha superior é usada para reportar informação de formatação. Mantendo pressionado um dos butões de encaminhamento superiores, e pressionando a EAB nos dispositivos da série-C, simula o segundo estado do interruptor. A série Live tem apenas uma linha de encaminhamento e a EAB tem apenas um passo por direção. O segundo passo pode ser simulado pressionando um dos cursores de encaminhamento e pressionando a EAB na direção correspondente. Pressionando e mantendo as teclas cima, baixo, direita e esquerda (ou a EAB) provoca que a acção correspondente seja repetida.
Geralmente, estão disponíveis as seguintes teclas, nestas linhas braille:
Nome | Tecla |
---|---|
l1 | Tecla da esquerda à frente |
l2 | Tecla da esquerda a trás |
r1 | Tecla da direita à frente |
r2 | Tecla da direita a trás |
up | um passo a cima |
up2 | Dois passos a cima |
left | Um passo à esquerda |
left2 | Dois passos à esquerda |
right | Um passo a direita |
right2 | Dois passos à direita |
dn | Um passo a baixo |
dn2 | Dois passos a baixo |
Seguem-se as associações de comandos da Papenmeier para o NVDA:
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | left |
Deslocar a linha braille para a frente | right |
Mover a linha braille para a linha anterior | up |
Mover a linha braille para a linha seguinte | dn |
Encaminhar para a célula braille | routing |
Anuncia o caracter actual em revisão | l1 |
Activa o objecto de navegação actual | l2 |
Alternar "Braille segue:" | r2 |
Anuncia o título | l1+up |
Anuncia a barra de estado | l2+down |
Move para o objecto que contém | up2 |
Move para o primeiro objecto contido | dn2 |
Move para o objecto anterior | left2 |
Move para o objecto seguinte | right2 |
Anunciar formatação do caracter da célula Braille | Linha de encaminhamento superior |
O modelo Trio tem 4 teclas adicionais, situadas à frente do teclado Braille. Da esquerda para a direita, são:
Actualmente a right thumb key não está a ser usada. Ambas as teclas interiores estão definidas para Espaço.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Tecla escape | espaço mais ponto 7 |
Tecla Seta Acima | espaço mais ponto 2 |
Tecla Seta Esquerda | espaço mais ponto 1 |
Tecla Seta Direita | espaço mais ponto 4 |
Tecla Seta Abaixo | espaço mais ponto 5 |
Tecla control | lt+ponto 2 |
Tecla alt | lt+ponto 3 |
Teclas control+escape | espaço mais ponto 1 2 3 4 5 6 |
Tecla tab | espaço mais ponto 3 7 |
Os seguintes modelos são suportados:
Note que estas linhas só podem ser ligadas por porta série. Por isso, estas linhas não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA. Deve seleccionar a porta onde está ligada a linha Braille após seleccionar este tipo de linhas, no diálogo Seleccionar linha Braille.
Alguns dispositivos têm uma barra de acesso fácil, EAB - Easy access bar, que permite a operação intuitiva e rápida. A EAB pode ser movida em quatro direcções, em que cada direcção tem, geralmente, dois interruptores. Pressionando e mantendo as teclas cima, baixo, direita e esquerda (ou a EAB) provoca que a acção correspondente seja repetida. Os modelos antigos não possuem EAB, e, em vez dela, são usadas as teclas frontais.
Geralmente, estão disponíveis as seguintes teclas, nestas linhas braille:
Teclas | Função |
---|---|
l1 | Tecla da esquerda à frente |
l2 | Tecla da esquerda a trás |
r1 | Tecla da direita à frente |
r2 | Tecla da direita a trás |
up | um passo a cima |
up2 | Dois passos a cima |
left | Um passo à esquerda |
left2 | Dois passos à esquerda |
right | Um passo a direita |
right2 | Dois passos à direita |
dn | Um passo a baixo |
dn2 | Dois passos a baixo |
Seguem-se as associações de comandos da Papenmeier para o NVDA:
Dispositivos com EAB
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Desloca a linha braille para trás | left |
Desloca a linha braille para a frente | right |
Move a linha braille para a linha anterior | up |
Move a linha braille para a linha seguinte | dn |
Encaminhar para a célula braille | routing |
Anuncia o caracter actual em revisão | l1 |
Activa o objecto de navegação actual | l2 |
Anuncia o título | l1+up |
Anuncia a barra de estado | l2+down |
Move para o objecto que contém | up2 |
Move para o primeiro objecto contido | dn2 |
Move para o objecto anterior | left2 |
Move para o objecto seguinte | right2 |
Anuncia a formatação do caracter da célula Braille | Linha de encaminhamento superior |
BRAILLEX Tiny:
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Desloca a linha braille para trás | left |
Desloca a linha braille para a frente | right |
Move a linha braille para a linha anterior | up |
Move a linha braille para a linha seguinte | dn |
Anuncia o caracter actual em revisão | l1 |
Activa o objecto de navegação actual | l2 |
Alternar "Braille segue:" | r2 |
Move para o objecto que contém | r1+up |
Move para o primeiro objecto contido | r1+dn |
Move para o objecto anterior | r1+left |
Move para o objecto seguinte | r1+right |
Anuncia a formatação do caracter da célula Braille | Linha de encaminhamento superior |
Anuncia o título | l1+up |
Anuncia a barra de estado | l2+down |
BRAILLEX 2D Screen:
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Desloca a linha braille para trás | left |
Desloca a linha braille para a frente | right |
Move a linha braille para a linha anterior | up |
Move a linha braille para a linha seguinte | dn |
Anuncia o caracter actual em revisão | l1 |
Activa o objecto de navegação actual | l2 |
Alternar "Braille segue:" | r2 |
Move para o objecto que contém | up2 |
Move para o primeiro objecto contido | dn2 |
Move para o objecto anterior | left2 |
Move para o objecto seguinte | right2 |
Anuncia a formatação do caracter da célula Braille | Linha de encaminhamento superior |
O NVDA suporta os notetakers BrailleNote da Humanware quando usados como linha Braille. Os seguintes modelos são suportados:
Para o BrailleNote Touch, veja a secção HumanWare séries Brailliant BI/B / BrailleNote Touch
Excepto para o BrailleNote PK, quer o teclado Braille (BT) quer o teclado QWERTY (QT) são suportados. Para o BrailleNote QT, a emulação do teclado PC não é suportada. Também pode introduzir Braille usando o teclado QWERTY do modelo QT. Por favor, consulte a secção Terminal Braille do manual do BrailleNote para mais informações.
Se o seu dispositivo suporta mais de um tipo de ligação, ao ligar o BrailleNote ao NVDA, deve configurar o braille terminal port nas opções de braille terminal. Por favor, consulte os detalhes no manual do BrailleNote. No NVDA, também precisa de configurar a porta, nas configurações do Braille. Se estiver a utilizar a ligação USB ou bluetooth, pode configurar a porta para "Automática", "USB" ou "Bluetooth", dependendo das opções disponíveis. Se estiver a usar a ligação pela porta série, um conversor USB para serial ou se nenhuma das opções anteriores aparecer, tem de configurar a porta a ser usada da lista de portas de comunicação de hardware.
Antes de ligar o BrailleNote Apex usando a interface de cliente USB, deve instalar primeiro os drivers fornecidos pela HumanWare.
No BrailleNote Apex BT, pode usar a roda de deslocamento, situada entre os pontos 1 e 4, para vários comandos do NVDA. A roda de deslocamento consiste de 4 pontos directionais, um botão central de confirmação e uma roda que pode rodar nas duas direcções.
Seguem-se as associações de comandos do BrailleNote para o NVDA. Por favor, consulte a documentação do BrailleNote para saber a localização das teclas.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | back |
Deslocar a linha braille para a frente | advance |
Mover a linha braille para a linha anterior | previous |
Mover a linha braille para a linha seguinte | next |
Encaminhar para a célula braille | routing |
Menu do NVDA | Espaço+ponto1+ponto3+ponto4+ponto5 (Espaço+n) |
Alternar "Braille segue:" | previous+next |
Tecla Seta Acima | espaço+ponto 1 |
Tecla Seta Abaixo | espaço+ponto 4 |
Tecla Seta Esquerda | espaço+ponto 3 |
Tecla Seta Direita | espaço+ponto 6 |
Tecla Page up | espaço+ponto 1+ponto 3 |
Tecla Page down | espaço+ponto 4+ponto 6 |
Tecla Home | espaço+ponto 1+ponto 2 |
Tecla End | espaço+ponto 4+ponto 5 |
Teclas Control+home | espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3 |
Teclas Control+end | espaço+ponto 4+ponto 5+ponto 6 |
Tecla Espaço | space |
Tecla Enter | espaço+ponto 8 |
Tecla Backspace | espaço+ponto 7 |
Tecla Tab | espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5 (espaço+t) |
Teclas Shift+tab | espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 5+ponto 6 |
Tecla Windows | espaço+ponto 2+ponto 4+ponto 5+ponto 6 (espaço+w) |
Tecla Alt | espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4 (espaço+m) |
Alternar o modo de ajuda de entrada | espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 6 (espaço+h rebaixado) |
Seguem-se os comandos para o BrailleNote QT quando não está no modo de digitação Braille.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Menu do NVDA | read+n |
Tecla Seta acima | seta acima |
Tecla Seta abaixo | seta abaixo |
Tecla seta esquerda | leftArrow| |
Tecla seta direita | rightArrow |
Tecla Página acima | function+seta acima |
Tecla Página abaixo | function+seta abaixo |
Tecla Home | function+leftArrow |
Tecla End | function+rightArrow |
Teclas Control+home | read+t |
Teclas Control+end | read+b |
Tecla Enter | enter |
Tecla Backspace | backspace |
Tecla Tab | tab |
Teclas Shift+tab | shift+tab |
Tecla Windows | read+w |
Tecla Alt | read+m |
Alternar o modo de ajuda de entrada | read+1 |
Seguem-se os comandos associados à roda de deslocamento:
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Tecla Seta acima | seta acima |
Tecla Seta abaixo | seta abaixo |
Tecla Seta esquerda | leftArrow |
Tecla Seta direita | rightArrow |
Tecla Enter | center button |
Tecla Tab | scroll wheel no sentido dos ponteiros do relógio |
Teclas Shift+tab | scroll wheel no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio |
O NVDA suporta as linhas Braille EcoBraille da ONCE. Os modelos seguintes são suportados:
No NVDA, pode configurar a que porta série a linha está ligada, no diálogo "configurações de Braille". Estas linhas ainda não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA.
Seguem-se as associações de comandos para as linhas EcoBraille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação EcoBraille em para uma descrição da localização das teclas.
Nome | Tecla de atalho |
---|---|
Deslocar a linha braille para trás | T2 |
Deslocar a linha braille para a frente | T4 |
Mover a linha braille para a linha anterior | T1 |
Mover a linha Braille para a linha seguinte | T5 |
Encaminhar para a célula Braille | Routing |
Activar o objecto de navegação actual | T3 |
Mudar para o modo de revisão seguinte | F1 |
Mover para o objecto que contém | F2 |
Mudar para o modo de revisão anterior | F3 |
Mover para o objecto anterior | F4 |
Anunciar o objecto actual | F5 |
Mover para o objecto seguinte | F6 |
Mover para o objecto em foco | F7 |
Mover para o primeiro objecto contido | F8 |
Mover o foco do sistema ou o cursor para o objecto actual da revisão | F9 |
Anunciar localização do cursor de revisão | F0 |
Alternar "Braille segue:" | A |
O dispositivo SuperBraille, quase exclusivamente usado em Taiwan, pode ser ligado por USB ou porta série. Como o SuperBraille não tem nenhuma tecla ou botões físicos, todos os comandos têm de ser executados pelo teclado do PC. Por isso, e para manter a compatibilidade com outros leitores de ecrã em Taiwan, foram criados dois comandos para deslocar a linha Braille:
Nome | Tecla |
---|---|
Mover a linha Braille para trás | Menos do bloco numérico |
Mover a linha Braille para a frente | Mais do bloco numérico |
As linhas Braille Esys, Esytime e Iris da Eurobraille são suportadas pelo NVDA. Esys e Esytime-Evo são suportadas, quando ligadas quer por USB ou bluetooth. As Esytime antigas apenas são suportadas via USB. As Iris apenas podem ser ligadas por portas série. Não é possível a detecção automática da porta, portanto, após escolher a linha Braille, é necessário escolher a porta correcta à qual a linha está ligada.
As linhas Iris e Esys têm um teclado Braille com 10 teclas. As duas teclas colocadas como se fossem a tecla Espaço, são a Retrocesso, à esquerda, e o Espaço à direita.
Seguem-se as associações de comandos das linhas EuroBraille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação destas linhas Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Name | Key |
---|---|
Mover a linha Braille para trás | switch1-6left, l1 |
Mover a linha Braille para a frente | switch1-6Right, l8 |
Mover para o foco actual | switch1-6Left+switch1-6Right, l1+l8 |
Encaminhar para a célula Braille | routing |
Anunciar a formatação do caracter da célula Braille | Linha de encaminhamento superior |
Mover a linha braille para a linha anterior em revisão | joystick1Up |
Mover a linha braille para a linha seguinte em revisão | joystick1Down |
Mover a linha braille para o caracter anterior em revisão | joystick1Left |
Mover a linha braille para o caracter seguinte em revisão | joystick1Right |
Mudar para o modo de revisão anterior | joystick1Left+joystick1Up |
Mudar para o modo de revisão seguinte | joystick1Right+joystick1Down |
Apagar a última célula Braille ou caracter introduzido | backSpace |
Converter a introdução Braille e pressionar a tecla enter | backSpace+space |
Tecla Insert | dot3+dot5+space, l7 |
Tecla Delete | dot3+dot6+space |
Tecla Home | dot1+dot2+dot3+space, joystick2Left+joystick2Up |
Tecla End | dot4+dot5+dot6+space, joystick2Right+joystick2Down |
Tecla Seta à esquerda | dot2+space, joystick2Left, leftArrow |
Tecla Seta à direita | dot5+space, joystick2Right, rightArrow |
Tecla Seta para cima | dot1+space, joystick2Up, seta acima |
Tecla Seta para baixo | dot6+space, joystick2Down, seta abaixo |
Tecla enter | joystick2Center |
Tecla PageUp | dot1+dot3+space |
Tecla PageDown| dot4+dot6+space | |
numpad1 | dot1+dot6+backspace |
numpad2 | dot1+dot2+dot6+backspace |
numpad3 | dot1+dot4+dot6+backspace |
numpad4 | dot1+dot4+dot5+dot6+backspace |
numpad5 | dot1+dot5+dot6+backspace |
numpad6 | dot1+dot2+dot4+dot6+backspace |
numpad7 | dot1+dot2+dot4+dot5+dot6+backspace |
numpad8 | dot1+dot2+dot5+dot6+backspace |
numpad9 key | dot2+dot4+dot6+backspace |
numpadInsert | dot3+dot4+dot5+dot6+backspace |
numpadDelete| dot2+backspace | |
numpadBarra | dot3+dot4+backspace |
numpadAsterisco | dot3+dot5+backspace |
numpadMenos | dot3+dot6+backspace |
numpadMais | dot2+dot3+dot5+backspace |
numpadEnter | dot3+dot4+dot5+backspace |
Tecla Escape | dot1+dot2+dot4+dot5+space, l2 |
Tecla Tab | dot2+dot5+dot6+space, l3 |
Teclas Shift+Tab | dot2+dot3+dot5+space |
Tecla PrintScreen | dot1+dot3+dot4+dot6+space |
Tecla Pause | dot1+dot4+space |
Tecla Aplicações | dot5+dot6+backspace |
Tecla F1 | dot1+backspace |
Tecla F2 | dot1+dot2+backspace |
Tecla F3 | dot1+dot4+backspace |
Tecla F4 | dot1+dot4+dot5+backspace |
Tecla F5 | dot1+dot5+backspace |
Tecla F6 | dot1+dot2+dot4+backspace |
Tecla F7 | dot1+dot2+dot4+dot5+backspace |
Tecla F8 | dot1+dot2+dot5+backspace |
Tecla F9 | dot2+dot4+backspace |
Tecla F10 | dot2+dot4+dot5+backspace |
Tecla F11 | dot1+dot3+backspace |
Tecla F12 | dot1+dot2+dot3+backspace |
Tecla Windows | dot1+dot2+dot3+dot4+backspace |
Tecla CapsLock | dot7+backspace, dot8+backspace |
Tecla NumLock | dot3+backspace, dot6+backspace |
Tecla Shift | dot7+space, l4 |
Prender tecla Shift | dot1+dot7+space, dot4+dot7+space |
Tecla Control | dot7+dot8+space, l5 |
Prender tecla Control | dot1+dot7+dot8+space, dot4+dot7+dot8+space |
Tecla Alt | dot8+space, l6 |
Prender tecla Alt | dot1+dot8+space, dot4+dot8+space |
Alternar simulação de teclado HID | Esytime):l1+joystick1Down, esytime):l8+joystick1Down |
O NVDA suporta as linhas Braille da Nattiq Technologies quando ligadas por USB. O Windows 10 e seguintes detectam-as assim que são ligadas, podendo necessitar de instalar os drivers USB, se usar uma versão mais antiga do Windows. Pode obtê-los nas páginas web do fabricante.
Seguem-se as associações de comandos das linhas NBraille da Nattiq Technologies com o NVDA. Por favor, consulte a documentação destas linhas Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.
Nome | Tecla |
---|---|
Deslocar a linha Braille para trás | up |
Deslocar a linha Braille para a frente | down |
Move a linha braille para a linha anterior | left |
Move a linha braille para a linha seguinte | right |
Encaminhar para a célula braille | routing |
O BRLTTY é um programa adicional que pode ser usado para suportar muito mais linhas Braille. Para utilizá-lo, terá que instalar o BRLTTY para o Windows. Para isso, deverá efectuar o download e instalar o último pacote de instalação, que se denominará, por exemplo, brltty-win-4.2-2.exe. Quando configurar a linha e porta a utilizar, certifique-se de prestar muita atenção às instruções, especialmente se está a utilizar uma linha USB e já tem as drivers do fabricante instaladas.
Para as linhas com teclado Braille, actualmente, o BRLTTY trata da escrita em Braille. Por isso, a tabela de conversão da escrita do NVDA é irrelevante
O BRLTTY não está envolvido na detecção automática em segundo plano do NVDA.
Seguem-se as associações de teclas do BRLTTY com o NVDA. Por favor, consulte na documentação do BRLTTY as tabelas de associação de teclas do BRLTTY para informação sobre como os comandos do BRLTTY são mapiados nas linhas braille.
Nome | Comando BRLTTY |
---|---|
Mover a linha braille para trás | fwinlt (go left one window) |
Mover a linha braille para a frennte | fwinrt (go right one window) |
Mover a linha braille para a linha anterior | lnup (go up one line) |
Mover a linha braille para a linha seguinte | lndn (go down one line) |
Encaminhar para a célula braille | route (bring cursor to character) |
Este é um driver experimental para o novo protocolo Braille HID, aprovado em 2018 por Microsoft, Google, Apple e várias entidades de tecnologia assistiva, incluindo a NV Access. Espera-se que todos os dispositivos Braille futuros, desenvolvidos por qualquer fabricante utilize este protocolo, o que dispensará drivers específicos de cada fabricante.
A detecção automática de dispositivos Braille do NVDA reconhecerá qualquer dispositivo que utilize este protocolo.
Seguem-se as associações de teclas para este protocolo.
Name | Key |
---|
\| Deslocar a linha Braille para trás | pan left or rocker up |
Deslocar a linha Braille para a frente | pan right or rocker down |
Move a linha braille para a linha anterior | space + dot1 |
Move a linha braille para a linha seguinte | space + dot4 |
Encaminhar para a célula | routing set 1| |
Alternar "Braille segue:" | up+down |
seta acima key | joystick up |
seta abaixo key | joystick down |
Seta à esquerda | space+dot3 or joystick left |
Seta à direita| space+dot6 or joystick right | |
Tecla Shift+Tab | space+dot1+dot3 |
Tecla Tab | space+dot4+dot6 |
Tecla Alt | space+dot1+dot3+dot4 (space+m) |
Tecla Escape | space+dot1+dot5 (space+e) |
Tecla Enter | dot8 or joystick center |
Tecla Windows | space+dot3+dot4 |
Tecla alt+tab | space+dot2+dot3+dot4+dot5 (space+t) |
Menu NVDA | space+dot1+dot3+dot4+dot5 (space+n) |
windows+d key (minimize all applications) | space+dot1+dot4+dot5 (space+d) |
Ler tudo | space+dot1+dot2+dot3+dot4+dot5+dot6 |
O NVDA pode aceitar uma ou mais opções adicionais, quando inicia, que alteram o seu comportamento. Pode passar todas as opções que necessitar. Estas opções podem ser passadas ao iniciar a partir de um atalho (nas propriedades do atalho), a partir do diálogo Executar (Menu Iniciar -> Executar ou Windows+r) ou a partir da linha de comandos. As opções devem ser separadas do nome do ficheiro executável do NVDA e de outras opções por um espaço. Por exemplo, uma opção útil é --disable-addons, que indica ao NVDA para suspender todos os extras. Isto permite determinar se um problema é provocado por algum extra e para recuperar de um problema grave provocado por um extra.
Como exemplo, pode sair da cópia em execução do NVDA escrevendo o seguinte na janela Executar::
nvda -q
Algumas das opções têm uma versão curta e uma longa, enquanto algumas só têm a longa. Para as que têm uma versão curta, pode combiná-las como se segue:
nvda -mc CONFIGPATH | Isto iniciará o NVDA com os sons e mensagens de início desactivadas e a configuração especificada |
nvda -mc CONFIGPATH --disable-addons| Igual à anterior mas também com os extras desactivados |
Algumas das opções da linha de comando aceitam parâmetros adicionais, por exemplo quão detalhado o ficheiro de log deve ser ou o caminho para as configurações do utilizador. Esses parâmetros devem ser colocados depois da opção, separados da opção por um espaço, se estivermos a usar a versão curta ou um sinal de igual (=), se usarmos a versão longa. Por exemplo:
nvda -l 10 | Informa o NVDA para iniciar com o nível de registo definido para depuração |
nvda --log-file=c:\nvda.log | Informa o NVDA para escrever o ficheiro de log em c:\nvda.log |
nvda --log-level=20 -f c:\nvda.log | Informa o NVDA para iniciar com o nível de registo definido para info e para guardar o ficheiro em c:\nvda.log |
Seguidamente, apresentam-se as opções para a linha de comando para o NVDA
Curta | Longa | Descrição |
---|---|---|
-h | --help | Mostra a ajuda da linha de comandos e sai |
-q | --quit | Sai da cópia em execução do NVDA |
-k | --check-running | Anuncia se o NVDA está em execução via código de saída; 0 se em execução, 1 se não em execução |
-f NomeDoFicheiroDeRegisto | --log-file=NomeDoFicheiroDeRegisto | Especifica em que ficheiro devem ser escritas as informações de registo |
-l NivelDeRegisto | --log-level=NivelDeRegisto | O nível mais baixo de mensagens registadas (depuração 10, info 20, aviso 30, erro 40, crítico 50), o padrão é aviso |
-c CAMINHO | --config-path=CAMINHO | O caminho para onde estão as configurações do NVDA |
None | --lang=LANGUAGE | Sobreõe-se ao idioma configurado no NVDA. "Windows" para o padrão do utilizador actual, "pt_PT" para português, etc. |
-m | --minimal | Sem sons, sem interface, sem mensagem de início, etc |
-s | --secure | Modo seguro: desactiva a consola de Python, funcionalidades dos perfis, tais como criação, remoção, renomiação, etc., verificação de actualizações, algumas caixas de verificação no diálogo de boas vindas, e na secção Gerais das Configurações (por exemplo, "Usar o NVDA no início de sessão do Windows", "guardar configurações ao sair", etc.), e também as opções de registo. Note que este comando também desactiva a possibilidade guardar as configurações nas configurações do sistema e as alterações à janela "Definir comandos" não serão guardadas no disco. |
None | --disable-addons | Os extras serão desacttivados |
None | --debug-logging | Activa o nível de registo para Depuração apenas para a próxima execução. Esta definição substitui qualquer outra definição para o nível de registo ( --loglevel, -l) argumento dado, incluindo sem registo. |
None | --no-logging | Desactiva totalmente o registo ao usar o NVDA. Esta configuração pode ser sobreescrita se um nível de registo ( --loglevel, -l) for especificado from pela linha de comando ou se o registo em depuração estiver activado. |
None | --no-sr-flag | Não alterar a flag que sinaliza a presença de um leitor de ecrã no sistema |
None | --install | Installa o NVDA e inicia a cópia instalada |
None | --install-silent | Instala o NVDA silenciosamente e não inicia a cópia instalada |
None | --enable-start-on-logon=True|False | Ao instalar, activa o Usar o NVDA no início de sessão do Windows |
None | Ao instalar copiar a configuração portátil (config-path, -c) para a conta do utilizador | |
None | --create-portable | Cria uma cópia portátil do NVDA iniciando a cópia criada. Requer que --portable-path seja especificado |
None | --create-portable-silent | Cria uma cópia portátil do NVDA sem iniciar a cópia criada. Requer que --portable-path seja especificado |
None | --portable-path=PORTABLEPATH | O caminho da pasta onde a cópia portátil vai ser criada |
O NVDA permite que a configuração de alguns valores no registo do sistema , alterem o comportamento do NVDA em relação às variáveis do sistema. Esses valores são guardados no registo numa das seguintes chaves:
Os seguintes valores podem ser configurados nestas chaves:
Nome | Tipo | Valores possíveis | Descrição |
---|---|---|---|
configInLocalAppData | DWORD | 0 (padrão) para desactivar, 1 para activar | Se activo, guarda as configurações do utilizador do NVDA na pasta appdata\local, em vez de appdata\roaming |
serviceDebug | DWORD | 0 (padrão) para desactivar, 1 para activar | Se activo, desactiva o modo seguro em janelas do Ambiente seguro do windows, permitindo o uso da Consola de Python e Visualizador de registo. Devido às graves implicações de segurança, o uso desta opção é fortemente desaconselhado! |
Caso necessite de mais informações ou suporte ao o NVDA, por favor, visite a página Internet do NVDA em https://www.nvaccess.org/. Aqui poderá encontrar documentação adicional, bem como suporte técnico e recursos da comunidade. Estas páginas também fornecem informações referentes ao desenvolvimento do NVDA.